quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sustar cheque? Quando e por quê?

O uso do cheque vem sendo diminuído a cada dia que passa com a facilidade e "benefícios" dos cartões de crédito e débito, mas ainda há muitas pessoas que não abrem mão do cheque em seu dia-a-dia.
Para essas pessoas que usam e recebem cheques a expressão “sustar” não é algo muito diferente, mas você realmente conhece os prós e contras desta pratica?

O que é sustar um cheque?

Sustar é parar, é suspender. A partir do momento que você preenche e assina um cheque ele já pode ser descontado, pois por lei ele é uma “ordem de pagamento à vista”, desta forma para PARAR a ordem e evitar que o cheque seja descontado você pode sustar.

Quando posso sustar um cheque?

  Basicamente o cheque poderá ser sustado em duas ocasiões:
  • Motivo 21 – Contraordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento pelo emitente ou pelo portador;
  • Motivo 28 – Contraordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento, ocasionada por furto ou roubo, cuja utilização fica condicionada à apresentação pelo emitente, em ambos os casos, ou pelo portador legitimado, no caso de oposição (ou sustação), do Boletim de Ocorrência.
Em ambas as situações é necessário muito cuidado com a prática, em especial pelo Motivo 21, que é aquele comumente chamado por “desacordo comercial”.
O desacordo comercial não pode ser banalizado, isto é, não pode ser afirmado toda vez que há um desentendimento leve entre as partes, pois pode gerar uma má interpretação e a pessoa que pediu a sustação ser até indiciada pela prática de fraude/estelionato.
Isto mesmo! A prática é grave, visto que, muitas vezes, pode-se presumir que a pessoa está de má-fé, que apenas sustou o cheque para evitar a devolução deste por falta de fundos ou até para tentar forçar um comerciante a trocar uma mercadoria (prática que como já visto aqui no Blog não é obrigatória!).
Portanto é necessária muita atenção quando for utilizar desta conduta, que é protetiva, mas que também pode prejudicar quando não utilizada de forma correta.

Quando um cheque é sustado deixa de existir a obrigação de pagá-lo?

De maneira alguma! Mesmo sustado este continuará ser um título exigível e manterá assim a obrigação do emitente (aquele que assinou o cheque) de pagar.

Posso protestar um cheque sustado?

Aqui entramos em um verdadeiro conflito.
Uma parte dos advogados, juízes e desembargadores entende que SIM, que o protesto pode ser realizado, que se trata de um exercício regular do direito.
A outra parte entende que NÃO, o protesto não pode ser realizado, que uma vez sustado este somente poderá ser cobrado por ação judicial, caracterizando assim o protesto um abuso de direito.
Mas, a Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, no Provimento n° 58/89, com a redação dada pelo Provimento n° 13/2002, já afirmou que é vedado (NÃO PODE MESMO) o apontamento de cheques (protesto) quando estes tiverem sido devolvidos pelo Banco por motivo de furto, roubo ou extravio das folhas ou dos talonários, nos casos dos motivos números 20, 25, 28 e 30.

Como faço para sustar um cheque por desacordo comercial e prevenir o indício de fraude/estelionato?

Como informado acima realmente é necessário cuidados quando tratar de cheque sustado por desacordo comercial (motivo 21).
Primeiramente não podemos banalizar o assunto, não é qualquer desacordo, deve ser algo com substância, algo realmente forte, como por exemplo: você contrata um pedreiro, faz contrato por escrito com ele, entrega cheques pré-datados para pagamento do serviço, mas ele some, passa o prazo do início de obras e nenhum sinal dele, este é um motivo forte. Mas analise bem, estamos falando em contrato escrito, prazo determinado...
Caso você não tenha nenhum documento e mesmo assim o motivo parece forte para você, não lhe parecendo algo que somente servirá para forçar ou para aumentar uma briga, vá até sua agência bancária e peça a sustação do cheque, mas lembre-se, em todos os casos, de descrever exatamente a situação que te levou a tomar referida providência.
Outra providência que você poderá tomar para documentar-se e evitar prejuízos futuros é notificar por escrito (envie uma carta com Aviso de Recebimento - AR) o beneficiário do cheque (a pessoa que está com o cheque), justificando as razões/motivos que te levara a tomar referida medida.
Procure-se proteger, descrever todos os motivos que te levaram a pedir a sustação no pedido ao Banco é um bom começo, documente-se, notifique o beneficiário (pessoa que está com o cheque) e sempre guarde os documentos relacionados ao caso até resolver definitivamente a questão!


Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Mande pra nós!!!

179 comentários:

  1. Um cheque foi devolvido. O emitente pagou ao fornecedor o valor do cheque sem receber o documento. Há possibilidade de se sustar-lhe o pagamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Primeiramente é bom lembrar que efetuado o pagamento de um cheque diretamente é muito importante que se pegue a cártula (cheque) de volta, este procedimento serve para evitar desconfortos futuros, como cobranças indevidas. Também é importante pegar o recibo do pagamento. Agora se você não pegou o cheque de volta, mas pegou o recibo do valor, você pode sustar o cheque sem problemas. O problema está apenas na hipótese de você além de não ter pegado o cheque, também não pegou o recibo, neste caso procure o fornecedor e peça o recibo, documentar-se é extremamente importe. Por fim, se você não conseguir o recibo e decidir por sustar o cheque mesmo assim, tome cuidado, lembre-se de descrever bem os motivos no pedido de sustação, mas isso não impedirá processo de cobrança, o ideal é que você tenha em mãos o recibo para realmente ficar tranquilo. Boa sorte!

      Excluir
    2. Dra passei seis cheques pra um agiota e agora ele quer mais juros e não foi combinado e ele quer depositar o dos os cheques posso sustar os cheques?

      Excluir
    3. Dra. Maila
      Boa noite
      Gostaria de saber se tenho algum direito ou se posso tomar alguma medida quando dou um cheque de entrada e se passa mais de 15 sem que se tenha realizado o depósito do mesmo e qd entro em contato com a empresa a mesma informa q o cheque foi passado para frente.
      Obrigada

      Excluir
  2. maila emprestei uma folha de cheque e a pessoa
    nao cimpriu com o pagamento eu posso sustar bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, como dito acima sustar cheque sempre merece cuidados para evitar problemas futuros, o fato de você ter emprestado seu cheque para um terceiro não te desobriga do pagamento, assim, sustá-lo não resolverá seu problema. O ideal é que procure a empresa que está com seu cheque e verifique a situação da compra e venda, se houve a correta entrega da mercadoria, etc..

      Excluir
    2. Boa noite dr.Maila eu faço salgado e uma pessoa roubou uma folha de cheque do sobrinho dela falei com ele este final de semana disse que viria até minha casa mais isso não aconteceu marco pra amanhã dinovo o que faço nesse caso com a folha de cheque se eles não me pagarem
      Obrigado doutora

      Excluir
  3. Boa noite. Estou com um problema. Contratei um profissional para colocar seis janelas na minha residência. Dei uma entrada e mais cinco cheques. Ele começou a efetuar o serviço, instalando três janelas. E sumiu. Faltam três janelas. Já entraram dois cheques, não sustei pq o vidro já está comigo e o valor da entrada mais os cheques descontados acredito que supram esse valor. Mas se entrar outro cheque já estarei no prejuízo. Como faço pra poder sustar os cheques sem riscos de complicações pra mim? Já que o cara sumiu, não atende telefone. E inclusive mudou do endereço onde ele atendia e não tenho como encontra-lo já que ele não atende. Existe alguma forma de me livrar dessa? Obs: acredito que ele tenha passado os cheques para outra empresa ou pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Ao procurar a sua agência bancária para sustar o cheque descreva exatamente a situação que te levou a tomar referida providência, conste destas informações a troca de endereço e o prazo em que a obra encontra-se parada em razão deste "sumiço". Caso você possua endereço de seu pedreiro (residencial ou comercial) envie uma notificação (carta com aviso de recebimento) explicando todo o ocorrido. Lembre-se de que quanto mais documentos melhor! Então registre a obra parada (fotos com data) e o que mais conseguir para evitar problemas futuros.

      Excluir
  4. oi se puder me responder emprestei 2 folhas de cheques para meu ex patrao , o mesmo me disse que isso era apenas como cheque calção . porém no dia 28/03 o cheque constava na minha conta como compensado e logo devolvido ...o banco me ligou ...e aconteceu novamente o cheque foi apresentado no banco ... conversei com meu ex patrao sobre a situação e ele me garantiu que tinha resolvido mas meu susto quando vi o cheque de novo no meu extrato ...na verdade gostaria de processa-lo por danos morais ele agiu de má fé e ainda por cima esta sujando meu nome com o banco ...trabalhei com ele por 7 meses ele nao me registrou e nem pagou meus dreitos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tendo em vista que o seu problema envolve mais do que danos civis, mas também trabalhista, é necessário sentarmos para analisar sua situação e discutir o que realmente aconteceu, tanto com os cheques quanto com relação ao seu registro e verbas trabalhistas. Por gentileza entre em contato conosco para que possamos resolver sua situação, telefones: (16) 99204-1753 (Claro) ou (16) 98177-8668 (Tim) e no e-mail: maila.agostinho@gmail.com

      Excluir
  5. Olá, primeiramente parabéns pelo artigo!
    Fiz um contrato com uma empresa para a construção de um muro, paguei 50% do valor na assinatura do contrato e os 50% restantes foram dados 2 cheques para 30 dias. O prazo contratual para o inicio das obras passou e o responsável pela empresa desapareceu sem ao menos começar o serviço. Prestes a compensar os dois cheques, me dirigi ate à delegacia do consumidor (PCivil) e fiz um BO, fui até o PROCON e fiz uma reclamação, fui até o banco e sustei os cheques e por fim entrei com uma ação judicial no juizado especial cível, expliquei toda situação e pedi a rescisão contratual mais a devolução com multa do dinheiro que paguei. Acontece que a minha preocupação agora são os portadores dos dois cheques, estou preocupada em ter meu nome negativado, ou então que movam uma ação de execução contra mim, caso protestem o cheque. O que devo fazer nesse caso, existe alguma medida a mais que posso tomar para me proteger?? Pois já tive um grande prejuízo ao pagar metade do valor da obra, e o construtor DESAPARECER, que fico desesperada em imaginar ter que pagar o restante do serviço em caso de uma execução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pelo relato você tomou todas as providências possíveis para se proteger e isto é ótimo! Infelizmente, mesmo com todas estas medidas ainda há chances de cobranças pela via judicial ou até mesmo extrajudicial, contudo, caso isso ocorra você juntará no processo toda a documentação que conseguiu com os procedimentos de segurança tomados (B.O., PROCON, PCivil, etc.), possibilitando a solução da execução indevida.

      Excluir
  6. Boa noite...emprestei cheques p uma amiga pagar academia...agora ela nao tem como me pagar...quero ir na academia conversar mas caso eles nao aceitem me devolver os cheques como posso proceder?? Nao tenho como cobrir os cheques :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana vá até a academia e converse com o gerente, caso sua amiga tenha cancelado as aulas (visto que não possui condições de efetuar os pagamentos) a academia é obrigada a cancelar as cobranças que se seguirem e isto inclui a devolução dos cheques. Para saber mais você pode ler o seguinte artigo nosso: http://mailaagostinhoadvogada.blogspot.com.br/search/label/academia

      Excluir
  7. Comecei a trabalhar em um banco há pouco tempo, e gostaria de saber o que deve ser escrito obrigatoriamente no documento que o cliente deve entregar por sustação de desacordo comercial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigatoriamente deverá constar da carta de sustação o número do cheque e agência de emissão, sendo desacordo comercial o cliente terá como indicar valor e dados da empresa que recebeu o título, a descrição dos motivos pormenorizados é apenas cuidado para evitar problemas no futuro.

      Excluir
  8. paguei uma pessoa adiantada com cheque ,mas despedi ele por não trabalhar direito paguei o q trabalhou ,mas não me devolve o cheque por ter vendido para outra pessoa oque fazer agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Caso você opte por sustar o cheque que agora encontra-se com outra pessoa, lembre-se de descrever exatamente a situação que te levou a tomar referida providência, conste o motivo e a descrição da inexecução do serviço. Caso você possua endereço desta pessoa (residencial ou comercial) envie uma notificação (carta com aviso de recebimento) explicando todo o ocorrido e os motivos da sustação do cheque. Lembre-se de que você precisa se documentar!

      Excluir
  9. Bom Dia!Parabéns pelo blog!
    Vendi uma mercadoria para um cliente, ele levou toda a mercadoria e deixou 6 cheques como forma de pagamento. Após 1 mês, ao compensar o cheque no banco, o mesmo voltou, por motivo 21. Imediatamente entrei em contato com o cliente e o mesmo nao me atendeu mais. Esta com toda a minha mercadoria e continua vendendo a minha mercadoria na sua loja fisica, e atraves da internet. É um estelionatário!! Como devo proceder? Primeiro protresto os cheques ou já devo ajuizar uma ação judicial? Como faço para pegar a minha mercadoria de volta? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode protestar os cheque e, inclusive, entrar com ação judicial de cobrança, contudo lembre-se que para cobrar cheques pré-datados não vencidos você necessitará de ajuizar ação de descumprimento contratual, sendo possível apresente cópia do contrato firmado entre vocês. Caso necessite entre em contato conosco para que possamos resolver sua situação, telefones: (16) 99204-1753 (Claro) ou (16) 98177-8668 (Tim) e no e-mail: maila.agostinho@gmail.com

      Excluir
  10. BOA TADRDE DRA: COMPREI UMA FRANQUA DE ERFUMES NO VALOR DE 18.800 JA COM ESTOQUE, ELES PROMETERAM APOIO DE VENDAS, MAQINA PAG SEGURO, PROPAGANDA. ALEM DISSO NÃO ME EMIIRAM NOTA FISCAL DAS MERCADORIAS, E MAIS SOLTARAM UM CHEQUE ANTES DO PRASO COMBINADO O CHEQUE ACABOU VOLTANDO, BOM DEPOIS DE VARIAS TROCAS DE EMAIL, E NÃO SENDO ATENDIDO, FUI AO BANCO E PEDI O CANCELAMENTO DOS 6 CHEQUES INCLUSIVE DO QUE VOLTOU, SÓ QUE PROTOCOLEI NO BANCO UM PROCESSO COM A PETIÇÃO DA SUSPENÇÃO DO CHEQUE E TAMBEM TODOS OS EMAILS TROCADOS ASSIM COMO OQUE PROMETERAM E NÃO CUMPRIRAM, MAIS EM VEZ DO AR NOTIFICANDO QUE ESTOU APLICANDO UM DESACORDO COMERCIAL, EU MANDEI VARIOS EMAILS INFORMANDO E VALIDO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo documento que você conseguir reunir sempre irá de ajudar, contudo os procedimentos adotados não impedirão uma futura ação de cobrança. Para evitar ainda mais prejuízos o ideal é que você entre com uma ação de descumprimento contratual. Por gentileza entre em contato conosco para que possamos resolver sua situação, telefones: (16) 99204-1753 (Claro) ou (16) 98177-8668 (Tim) e no e-mail: maila.agostinho@gmail.com

      Excluir
  11. Olá Maila, parabéns pelo trabalho e pela disponibilidade.

    Meu caso é o seguinte: contratei um marceneiro e um projetista para fornecimento de armários planejados no valor de R$ 6.000,00. O marceneiro descontou cheques no valor de R$ 3.000,00 sem entregar os produtos. Então eu sustei os demais cheques no valor de R$ 3.000,00. O projetista, que trabalhava junto com o marceneiro, entregou os armários por meio de outro marceneiro e eu paguei a ele o restante dos R$3.000,00. Agora descobri que o primeiro marceneiro tinha repassado os cheques para seus fornecedores e esses fornecedores ( que eu desconheço) protestaram. A justiça determinou um depósito em juízo. A relação comercial com os envolvidos (marceneiros e projetista) foi verbal e eu não fiz cheque nominal. Pergunto: na justiça vou ter mesmo que pagar a esse fornecedor do marceneiro, que eu nem conheço e não tive nenhuma relação comercial? Esse fornecedor não teria que provar que me prestou algum serviço ou vendeu um produto?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Cheque não é título causal, ou seja, não necessita provar a causa da expedição deste, mas de todo modo você deve procurar um advogado para apresentar defesa no processo e tentar reverter a situação. Por gentileza entre em contato conosco para que possamos resolver sua situação, telefones: (16) 99204-1753 (Claro) ou (16) 98177-8668 (Tim) e no e-mail: maila.agostinho@gmail.com

      Excluir
  12. Boa Noite Dra Maila. Excelente blog.

    A precisos, 30 dias anteriores, seguindo a boa pratica de Manutenção veicular, enviei o meu veiculo para que o mesmo fosse realizado o rodizio das rodas, que para tal me cobraram o valor de 10,00 R$ para tal execução, aproveitei a mesma revisão e solicitei que fosse substituido o steep do mesmo. Paguei o valor de 256,00 R$ com cheque pré datado. Ate ai tudo bem. O que aconteceu a partir deste fato esta descrito abaixo:
    Ao realizar a Manutenção Preventiva dos freios em Mecânica de Confiança, constatamos que, o referido serviço anterior, não fora executado como se devia e Danificou as duas Rodas Traseiras (Cubos de Rodagem veicular), na mesma hora, entrei em contato com a Loja que prestará o serviço anterior para procurar explicações e saber o que havia ocorrido, ficaram de verificar e me deixar a parte da situação o que não ocorreu. Tivemos que chamar Torneiro Mecânico para que fosse retirado os parafusos das rodas, realizado reparo de emergência para que, fosse possível, retirar o carro da Oficina ate que nova Peça Original chegasse para realizar a devida substituição.
    Levou aproximadamente 03 dias para as novas peças Chegarem (02 Cubos Traseiros no valor de 290,00) já incluidos a mão de obra.
    Comuniquem o fato a loja que prestará e causará o dano ao veiculo, e para minha surpresa, a mesma loja se negou em me devolver o valor com os danos materiais que me causaram.
    Comuniquei a loja que iria bloquear o pagamento do cheque por desacordo comercial até que os mesmos entrassem em acordo comigo, o que não aconteceu até agora e insistem em receber o cheque, visto que, comuniquei pessoalmente os mesmos sobre tal bloqueio e os motivos que o mesmo seria efetivado.
    Gostaria de saber como agir neste caso, visto que meu prejuizo total está em 390,00 R$ e a loja insistiu em querer recondicionar uma peça original que não há possibilidades de recondicionamento, onde, o dano causado, colocou minha vida e de minha familia e tambem de terceiros em risco e não me comunicaram do fato (dano) em questão, do dano propriamente dito.
    O que vi e presenciei em conversa com o gerente da loja e da oficina que prestará o serviço foi, uma completa falta de respeito com o Consumidor.

    Agradeço pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É importante que você documente todo o ocorrido, separe notas e orçamentos dos serviços, todo documento que você conseguir reunir sempre irá ajudar, contudo isto não impede uma futura ação de cobrança. Para evitar ainda mais prejuízos o ideal é que você entre com uma ação para reparação dos danos. Por gentileza entre em contato conosco para que possamos resolver sua situação, telefones: (16) 99204-1753 (Claro) ou (16) 98177-8668 (Tim) e no e-mail: maila.agostinho@gmail.com

      Excluir
  13. Dra. Maila; boa noite!
    Trabalhei em uma empresa e quando saí da mesma, ficou pendente um certo valor pra mim receber, devido as comissões e uma licitação não terem sido finalizadas, diante da situação, troquei um cheque meu com a empresa, enquanto se resolvia os fechamentos.
    Sei que tudo já foi finalizado e já estive quatro vezes na empresa para prestar contas e receber o meu dinheiro e até agora nada, a data do cheque se aproxima e a empresa colocou o cheque em custodia. No entanto a empresa nem me devolvem o cheque e nem me pagam, para que eu possa depositar e compensar o cheque. Neste caso eu posso sustar o cheque com o motivo 21?
    Fico no aguardo!
    Grato pela sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tendo em vista que o seu problema envolve mais do que danos civis, mas também trabalhista, é necessário sentarmos para analisar sua situação e discutir o que realmente aconteceu, tanto com o cheque quanto com relação ao seu acerto. Por gentileza entre em contato conosco para que possamos resolver sua situação, telefones: (16) 99204-1753 (Claro) ou (16) 98177-8668 (Tim) e no e-mail: maila.agostinho@gmail.com

      Excluir
  14. Dra. Maila, boa tarde!
    Comprei uns moveis planejados para casa , de uma empresa de moveis, o representante dessa empresa, pegou meus cheques e não entregou a mercadoria. O que devo fazer para sustá-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Caso você opte por sustar o cheque que agora encontra-se com outra pessoa, lembre-se de descrever exatamente a situação que te levou a tomar referida providência, conste o motivo e a descrição da inexecução do serviço. Caso você possua endereço desta pessoa (residencial ou comercial) envie uma notificação (carta com aviso de recebimento) explicando todo o ocorrido e os motivos da sustação do cheque. Lembre-se de que você precisa se documentar!

      Excluir
  15. Olá, parabéns pelo artigo!
    Acredito que tive um Desacordo Comercial. Bem, adquiri moveis planejados além do atraso, ficaram muitos problemas, falhas gravíssimas no projeto, no acabamento e na pintura, houve uma visita para identificar o que precisaria ser feito, varias anotações e a empresa se responsabilizou em retornar para finalizar inclusive pela pintura, mas nunca mais voltou.... Telefonei várias vezes, fui na loja, mas sem sucesso. Um amigo orientou notificar via cartório por CARTA DE CONTESTAÇÃO, assim fiz, tudo reconhecido firma exigindo o cumprimento da outra parte, mas nada. Sendo assim, sustei quatro cheques, levei toda documentação no banco que está a quase 5 meses em analise e não me dão uma resposta, quando não minha surpresa os cheques foram protestados, meu nome sujo, não posso ficar com restrição, mas não acho justo pagar por algo que não tive, o que devo fazer estou desesperado!? Obrigado!!! Alexandre Abreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre! Todo documento que você conseguir reunir sempre irá de ajudar, contudo não impedem o protesto. Para que você tenha seu nome limpo o ideal é que você entre com uma ação de descumprimento contratual c/c cobrança indevida e pedido de liminar para a retirada do apontamento. Por gentileza entre em contato conosco para que possamos resolver sua situação, telefones: (16) 99204-1753 (Claro) ou (16) 98177-8668 (Tim) e no e-mail: maila.agostinho@gmail.com

      Excluir
  16. Boa tarde! A minha mãe contratou um serviço de reforma de sofá e paguei dois cheques pelo serviço, um no ato da entrega (que foi sacado normalmente) e outro para 30 dias. Acontece que a minha mãe acabou descobrindo algumas falhas no serviço e depois de diversas tentativas de contato com a empresa me pediu para sustar o segundo cheque por desacordo comercial. Após isso, o dono da empresa entrou em contato e realizou os ajustes no sofá, recebendo o pagamento pelo cheque devolvido em especie. O problema é que a minha mãe não pegou o cheque de volta porque o rapaz disse que não conseguiu acha-lo, assinando apenas um recibo escrito a mão com os dados do cheque. Eu posso ainda ser protestado por esse título? Quais procedimentos devo tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Como o cheque não é título causal este pode ter sido passado para um terceiro que, eventualmente, pode vir a protestá-lo, para evitar dores de cabeça procure sua agência bancária e suste o cheque, lembre-se de fundamentar o motivo (leve o recibo). Caso ocorra de fato um protesto você deverá entrar com ação judicial para a baixa deste.

      Excluir
  17. Boa tarde Dra. Maila
    Eu comprei uma mercadoria de uma empresa pra revender, paguei com 6 cheque pré datado de3200 cada , a empresa colocou 2 antes do dia por engano e paguei com limite do cheque especial, to insatisfeito com empresa, e queria fazer uma nota de devolucao com a mercadoria que tenho aqui , e sustar os cheques, posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  18. Olá Dra. Maila.
    Estou com uma duvida, uma cliente fechou 3 meses de tratamento e me passou cheque pré datado e após dois mese em tratamento, ontem me.mandou um mensagem dizendo que por conta da agenda dela ira descontinuar o tratamento e ira sustat os últimos dois cheques. Ela pode simplesmente parar o tratamento que ja está mo fim e simplesmente sustar os cheques?
    Qual é o melhor procedimento a tomar para que eu receba esses cheques visto que estou sendo prejudicado pelo simples fato da cliente desistir do tratamento sem fundamentos fortes..

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Dra, tudo bem ?
    Recebi um cheque pré datado de um cliente e esse mesmo cheque sumiu de minha pasta. Liguei para o cliente e ele sustou o cheque e fui até a delegacia e fiz um B.O de furto desse cheque. Um mes antes da data combinada o cheque foi depositado e voltou pelo motivo 21 mais tenho em mãos e ja passei para o dono do cheque o B.O. Gostaria de saber se esse cheque pode ser protestado, pois o cliente ainda não me pagou por esse motivo, esta com medo do protesto. o que posso fazer |?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe mais não me expressei bem, tenho em mãos o B.O e não o cheque.
      Att,
      Valter

      Excluir
  20. Olá
    Primeiramente. Parabéns pelo blog.
    A anos utilizava cheques pré datados em um supermercado da minha cidade.
    Com o passar do tempo a financeira que trabalha para o supermercado onde esses cheques ficavam guardados, começou a ter problemas internos com funcionários e três cheques meus foram clonados.
    Como tinha mais cheques para compensar, alertei o gerente do supermercado que iria fazer um BO e sustar os demais. O mesmo me disse que eu tinha todo direito de fazer isso e que eles sabiam que isso já vinha acontecendo com outros clientes a algum tempo.
    Fiz o BO apresentei no banco e os mesmos foram devolvidos pela alínea 28.
    Pois bem. Como havia dito ao gerente quando os cheques retornassem ao estabelecimento para ele me avisar que eu pagaria os mesmos. Passaram se dois meses e nada dos cheques retornarem.
    Quando me liga uma acessoria de cobrança cobrando tudo quanto é taxa em cima dos cheques e totalizando 30% só de taxas e juros.
    E agora Doutora o que posso fazer?
    Como eles podem me prejudicar?
    Fiz uma oferta para resgatar os cheques com menos juros porém eles não aceitaram.
    Por favor me ajude.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Bom Dia,
    emprestei uns cheques para uma amiga e ela não pagou nenhum, ainda tem alguns para entrar não sei o que fazer,pois ela não pagou os primeiros então os próximos também não serão pagos, como devo proceder nessa situação.Eu cobri os primeiros agora não vai dar mais pra eu cobrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como dito acima o fato de você ter emprestado seu cheque para um terceiro não te desobriga do pagamento. O ideal é que procure as empresas que estão com seus cheques e tente um acordo amigável para o pagamento destes.

      Excluir
  22. Dra Maila,se puder me ajudar agradeço

    Vimos um anuncio de uma van dizendo estar pronta pra viagem,toda revisada e viajamos para o RJ para trocarmos nosso carro nela.
    Entregamos nosso carro +10mil + 5 cheques de 1000 cada um.
    Chegando da viagem a van começou a dar problemas,levamos no mecanico e vai ficar em 10 mil para arrumar.
    Como devo proceder nesta situação,visto que a pessoa garantiu que o carro estaria em otima condição?

    O carro esta tão ruim que nem passa em vistoria para transferencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É importante que você tenha tudo isso documentado (o anúncio, os comprovantes de pagamentos, microfilmagem dos cheques, etc.), procure notificar extrajudicialmente o vendedor para tentar uma solução amigável, pois que pelo Código Civil você teria direito a 90 (noventa) dias de garantia. Caso não haja solução você precisará de um advogado para solução da questão por e meios judiciais.

      Excluir
  23. boa tarde Dra. Maila.
    Venho por meio deste pedir uma ajuda e conselho np meu caso.
    Fiz umas entregas de produtos que faço a uma pessoa, a mesma me enrolou para fazer o pagamento, de tanto cobrar ele me apresentou 3 cheques de terceiros.
    O primeiro foi pago, porém o outros 2 cheques o emitente sustou por motivo 21 ( desacordo comercial), eu no entanto protestei os dois cheques.
    Corro o risco de não receber, ou ter consequências com a emitente, com ação judicial ou eu fiz o correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como já dito acima, cheque é um título não causal, ou seja, não depende de uma causa específica para ser válido e por isso pode ser passado para terceiros pelo simples endosso. Assim você pode cobrar o valor do cheque da emitente sim, está em seu direito, contudo, o melhor modo para fazê-lo é por meio de ação de execução (para cheques com até seis meses da data de expedição), acima deste prazo a ação será monitória.

      Excluir
  24. Ola Boa tarde.
    Eu sou representante distribuidora de uma empresa de jeans, e vendi umas peças a uma loja, e quando fui soltar o primeiro chegque deu como motivo 21 que é desacordo comercial. Só que não fiz acordo nenhum, simplismente ela escolheu e vendi para ela.
    Então liguei para ela e perguntei por que ela sustou ela simplesmente disse que coloquei um monte de peças nelas.Mas ela que escolheu. Enfim, o que eu faço? por que tenho umas notas dela aqui que é de pedido (toda pessoa que compra faço uma notinha simples).
    queria muito sua ajuda.

    Lais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais! Estando o cheque sustado o ideal é que você execute o cheque por meio de ação judicial, caso este não supere o valor de 20 (vinte) salários mínimos procure o Juizado Especial Cível de sua cidade e não necessitará de advogado. Somente será possível a execução de cheque até 6 (seis) meses da data de sua expedição, caso já tenha superado este prazo a ação será monitória e você necessitará obrigatoriamente de um advogado.

      Excluir
  25. Ola boa tarde, sou marceneiro, terminei a obra na casa de uma cliente, que ficou reclamando por estar a vista das pessoas os "pés" cromados que sustentam o armario encomendado para cuba da varanda, onde não tem parede para ele ser fixado/suspenso, no caso retornamos, modificamos o armario, fazendo um mais alto, para usarmos um pé menor, após muitas reclamações da cliente, que disse que minha projetista afirmou que os pés não ficariam visiveis (impossivel) assim como uma serie de coisas anormais, que fomos fazendo para evitar dor de cabeça, pois havia mais um cheque a receber, após tudo isso a cliente simplesmente sustou o cheque no valor de R$2.800,00, mais do que o lucro do armário, devo protestar? Quais os direitos do marceneiro nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estando o cheque sustado o ideal é que você execute o cheque por meio de ação judicial, pelo valor do cheque você pode procurar o Juizado Especial Cível de sua cidade e não necessitará de advogado. É importante lembrar que o cheque não poderá ter mais de seis meses de sua expedição para uma ação de execução, caso já tenha superado este prazo a ação será monitória e você necessitará obrigatoriamente de um advogado.

      Excluir
  26. Drª. Maila uma dúvida, se o cheque estiver com terceiro temos que pagar para esse terceiro? mesmo que o serviço contratado não tenha sido efetuado total ou parcial? Somos obrigados a pagar para o fornecedor do nosso prestador de serviço sem ter a obra pronta? é isso? Se for isso para que serve o Motivo 21 Desacordo Comercial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio! Como já citado acima cheque é é um título não causal, ou seja, para ser válido não depende de uma causa específica, razão pela qual pode ser passado para terceiro pelo simples endosso. Caso você tenha contratado um serviço e o pagamento deste tenha sido por cheques, havendo a inexecução do serviço, total ou parcial, você deverá procurar o prestador para solução (procure fazer isso por meio de documentos, como uma notificação extrajudicial), não havendo solução e sendo necessário sustar o cheque é importante que este seja fundamentado e bem documento (documentos que comprovem a inexecução do serviço e que referido cheque destinou-se ao pagamento deste serviço), para evitar execuções futuras. Após você necessitará de um advogado para propor uma ação para solucionar a situação do serviço não prestado.

      Excluir
  27. Boa Noite. Fiz um contrato com um marceneiro de dois armários planejados, ele me entregou apenas um e sumiu. Há um cheque para entrar em Janeiro, posso susta-lo por descumprimento de parte do contrato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Natália! Ao procurar a sua agência bancária para sustar o cheque descreva exatamente a situação que te levou a tomar referida providência, conste destas informações a entrega parcial dos armários e o "sumiço" do marceneiro. Caso você possua algum endereço deste (residencial ou comercial) ou ainda da empresa (veja no contrato) envie uma notificação (carta com aviso de recebimento) explicando todo o ocorrido. Não sendo possível a notificação faça um Boletim de Ocorrência. Lembre-se de que quanto mais documentos melhor!

      Excluir
  28. Me responda se possível...
    Peguei um cheque de um rapaz só que este era de outra pessoa. Não sei qual foi o desacordo deles, mas esta pessoa sustou o cheque(motivo 21).
    O rapaz se nega a pagar o cheque e a pessoa do cheque diz que a não é responsável pela conta.
    O que posso fazer para não ficar no prejuízo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilson, como dito acima, para buscar o recebimento do cheque você deverá executá-lo por meio de ação judicial no Juizado Especial Cível. É importante lembrar que o cheque não poderá ter mais de seis meses de sua expedição para uma ação de execução, caso já tenha superado este prazo a ação será monitória e você necessitará obrigatoriamente de um advogado.

      Excluir
  29. Boa tarde, trabalho na área da saúde e faço um procedimento para redução de gordura localizada, e atendi uma paciente que reduziu 13 cm no local onde foi feito o procedimento, só que ela disse que ela não perdeu com o tratamento e sim por que emagreceu, ele havia me dado 4 cheques pré-datados e iria sustar os cheques, eu tentei argumentar mas com gente ignorante não dá certo. Ai dei uma cópia do contrato concordando com o desacordo, pois ela não parava de gritar e eu para acabar com o escândalo concordei, mas no contrato que por sinal ela leu e assinou, está escrito que não me responsabilizo pelo resultado final, só que ela perdeu bastante e está agindo de má fé, o problema é que um dos cheques era para o dia 05/12 e não tive tempo de depositar, e este desacordo foi feito no dia 06/12. Posso depositar este cheque do dia 05/12, os cheques eram da mãe dela e eu fui praticamente coagida a aceitar o desacordo, como devo proceder? Se eu contestar o cheque posso me complicar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Dra. Maila.
    Sou representante comercial e vendi parte do meu mostruário a um cliente que me passou 2 cheques , um deles foi pago e o outro não. O cheque foi sustado pelo motivo 21. Fui a loja e o cliente com a maior cara de pau disse que as coisas apertaram e teve que sustar o cheque. O que devo fazer, sendo que o primeiro cheque foi compensado em minha conta ? Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, lendo os artigos acima, gostaria de orientações, sustei um cheque pelo motivo de desacordo comercial, o que ocorreu: comprei de um vendedor que estava passando pela cidade, isto é, ele se apresentou como vendedor e eu não tomei o cuidado de me certificar que era mesmo, alguns galões de 18 litros de tinta SUVINIL da Glasurit, os quais já estavam em seu poder, deixou em minha residência e eu paguei com cheque, sem ser nominal e sem cruzar, pois ele alegava que precisava descontar para poder pagar a empresa. A partir daí veio a surpresa as latas são muito parecidas com a Suvinil, mas na verdade são da marca SULVIACRILICO que eu não conheço e não encontro informações na Internet, por este motivo eu sustei o cheque, o vendedor deixou o seu 1º nome e o seu celular, porém não consigo contato, o telefone pelo que tudo indica não é seu, o que devo fazer para evitar que este cheque seja utilizado por terceiros ou haja protesto? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Este vendedor ficou de enviar a Nota Fiscal por email no dia seguinte, o que não ocorreu, em suma eu não tenho nenhuma informação do vendedor e da empresa para a qual diz trabalhar, penso até que este produto possa ser produto de furto ou ser falsificação, além dos problemas que posso ter citados acima, posso estar sendo um receptador por não ter tomado os cuidados adequados, preciso urgente de orientações, o caso ocorreu a 3 dias, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite Dra. Maila,

    A minha questão é a seguinte, por necessidade de saúde, procurei um dentista que após avaliação disse que eu precisava de aparelho ortodôntico, passados cinco meses dos 18 acordados verbalmente, continuei com os mesmos sintomas, e descobri através de especialistas que o profissional em questão havia me indicado um tratamento incorreto para meu caso. Interrompi o tratamento aos seis meses por estes motivos e já havia pago cerca de 65% do tratamento. A questão é que mesmo tendo cancelado o tratamento, o profissional tem 5 cheques meus. o desacordo comercial refere-se então a não concordância no valor cobrado pelos 5 meses de tratamento. Neste caso, eu poderia sustar os cheques, já que comuniquei o cancelamento do tratamento? Obs. nenhum contrato de prestação de serviço com valores detalhados foi assinado. Obrigada

    ResponderExcluir
  34. sou comerciante e trabalhava com custodia de cheque.so que agora com muitos problema minha conta cancelou minha custodia e tenho alguns cheque para recupera-lo que peguei emprestado de amigos.mais não tenho dinheiro para tira da custodia.e agora o gerente do banco ta me avisando que os cheque que foi assustado pelo motivo 21 vai ser protestado. isso pode? e como faço para resolver esse problema.eu não quero protestar meus amigos que me ajudarão.

    ResponderExcluir
  35. Paguei um cheque que foi devolvido por 2X,O Credor se nega a me enviar o cheque para baixa,nem atende mais minhas ligações.O Que devo fazer para limpar meu nome?,tenho recibo de pagamento do mesmo;

    ResponderExcluir
  36. Boa noite, comprei mercadorias de um representante, ele ficou de trazer outras na semana seguinte pra trocar e nota fiscal,mas não apareceu mais ,posso sustar os cheques por desacordo comercial, obrigado

    ResponderExcluir
  37. Bom dia!
    Um inquilino, que estava me devendo uma quantia referente à débitos de aluguel, condomínios, iptu, etc; entregou-me um cheque de uma empresa de um amigo dele para saudar essa dívida, mas o cheque foi sustado (21). Gostaria de saber se tem a possibilidade de eu reaver o valor do cheque por meios judiciais, acionando o inquilino e a empresa do cheque.

    ResponderExcluir
  38. Contratei um vidraceiro para fazer um trabalho e o mesmo não fez. Dei 4 cheques, um a vista que acredito não ter como recuperar pois já foi descontado e mais 3 pré datados. O problema é que esses 3 cheques ele repassou a terceiros e os mesmos estão me cobrando e caso não pague, vão protestá-lo. Sei que a lei permite o protesto para cheques sustados na linha 21, mas exite algo que possa fazer para não ter meu nome negativado? Tenho um dossiê com fotos da obra, recibo do vidraceiro e a nota do trabalho que precisei contratar para realizar o trabalho que não foi feito e mesmo assim vou ter que pagar os cheques para não ter meu nome sujo? Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  39. Eu emprestei duas folhas de cheque para uma amiga pagar a escola do filho sendo que ele preencheu e eu só dei assinado pois ela colocou um valor alto e ainda nem pagou o cheque sendo que um já está no banco o que posso fazer, ela não vai pagar meu cheque e a escola não quer me devolver

    ResponderExcluir
  40. Boa Tarde,recebi um pagamento de 10 mil em cheque para 60 dias,fui no meu banco e negociei o cheque para receber o valor adiantado mas depois de alguns dias me avisaram que não foi aprovado o adiantamento... So que o banco enviou o cheque e entrou na conta 45,dias antes do prazo e retornou... O erro foi do meu banco e prejudicou um terceiro,cabe uma ação judicial contra o meu banco?
    Espero pela resposta agradecendo a atenção.

    ResponderExcluir
  41. Olá boa noite !
    hoje fui a uma loja e ao realizar compras com cheque ,quando foi consultado existiam 3 cheques sustados meu,o dono disse não poder me vender no cheque por esse motivo,me senti constrangida e envergonhada,isso é uma pratica legal? os comerciantes te indagam e falam vcs tem 3 cheques sustados na sua conta,perto de qualquer um,a gente acaba passando vergonha nos estabecimentos,não tenho cheques devolvidos e nem restricões no meu nome e nem crédito ,pois sustar cheques virou restrição? e como vamos nos protejer ? Acho um abuso isso ,nossa particularidade sendo exposta dessa forma ? o q fazer quanto a issso ? aceitar e pronto ? aguardo resposta !

    ResponderExcluir
  42. Irei resumir ao máximo a minha situação. Emprestei algumas folhas de cheques a uma determinada pessoa, as mesmas em branco e sem valor algum somente com a minha assinatura. A olhar o extrato da minha conta vi que um desses cheques tinha sido apresentado duas vezes, ou seja, motivo 12. Imediatamente eu sustei todas as outras folhas que estaria com essa pessoa, os cheques foram trocados com um agiota sem se quer me informar datas e valores dos cheques.
    Aconteceu que essa folha que foi apresentada duas vezes na minha conta negativou o meu nome, o mesmo está negativado até então. Já procurei a pessoa que emprestei os cheques o mesmo sumiu, nessa história entra uma quarta pessoa o sujeito que endossou as folhas de cheques, já procurei a pessoa que endossou os cheques e acabei descobrindo que o dinheiro foi divido entre os dois, já me dispus até mesmo em pagar a folha de cheque na qual está restringindo o meu nome, essa pessoa que endossou o cheque me disse que o agiota só aceita receber se for o valor integral de todas as folhas de cheques.
    Por favor me ajudem, não sei o que fazer estou desesperado!

    Lucas Soares

    ResponderExcluir
  43. Ola meu caso e o seguinte
    Paguei uma cabeleireira com dois cheques, um já compensou e o outro acabou de compensar mas este ultimo quero sustalo pois meu cabelo ficou em péssimas condições e vou ter de pagar para outra cabeleireira arrumar posso fazer isso? Pois ficarei no prejuízo se pagar esse ultimo cheque

    ResponderExcluir
  44. Vendi uma maquina o comprador me deu 4 folhas de cheque e quando fui depositar a ultima , o banco devolveu por motivo 20, como faço pra receber essa ultima folha?

    ResponderExcluir
  45. Fui em uma concessionária para comprar um carro 0km, porém para dar entrada precisaria dar meu carro usado, a concessionária de ultima hora depois que já tinha fechado o pedido e assinado, já tinham avaliado meu carro, me disseram que precisaria pagar a perícia veicular no valor de 215 reais para ver as condições do meu carro usado. No momento não gostei mas fui obrigado a pagar.
    Depois da perícia desvalorizaram meu carro e desisti do negócio, peguei todos os meus cheques de volta menos da perícia que era terceirizada dentro da Concessionária.Gostaria de saber se posso sustar esse cheque e se por isso vou ser protestado. Qual passo devo tomar?

    ResponderExcluir
  46. Boa noite !

    Minha esposa passou por um exame de urgência, medico cobrou um valor e pegou um cheque para 5 dias, pois consegui o dinheiro antes e paguei ele e no ato me deu o recibo de quitação mas não devolveu o cheque, foi na agencia e sustei o cheque pois já tinha pago e ele não encontrava o cheque, hoje fiquei sabendo que ele entrou na justiça para receber? isto pode sendo que tenho o recibo de quitação e ele querer receber novamente. Eu paguei ele e não me entregou o cheque mas deu o recibo de quitação da divida. Isto é possível ele receber 2 vezes, lembrando que já paguei ele em dinheiro e não devolveu o cheque e agora entra na justiça?

    Grato.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde. Cerca de 01 anos atrás fechei um pedido com fornecedor para material e instalações. Ele me deu um prazo e não cumpriu. Informei a ele que devido ao atraso estava estaria sustando o pagamento, uma vez que o material não foi instalado no prazo estipulado, porém, ainda tentou depositar todos os cheques, mesmo sabendo que foi sustado por desacordo. Hoje, fiquei sabendo que ele entrou na justiça pra receber 3 cheques dos mesmos. É possível ele ganhar a causa, sendo que não foi executado os serviços?

    ResponderExcluir
  48. Sustei um cheque e mesmo assim o banco deixou compensar, como resolver isso? Pois o banco não quer me devolver o dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Banco não vai te devolver o dinheiro se a sustação foi posterior, assim caso o pagamento tenha sido realizado indevidamente e a pessoa que o recebeu recuse a devolução dos valores você deverá entrar com uma ação judicial para regularizar o ocorrido.
      Agora se a sustação for anterior a apresentação do cheque você também necessitará entrar com ação de reparação de danos em face do Banco.
      Caso tenha interesse na propositura destas entre em contato pelos telefones (16) 99204-1753 (Claro) e (16) 98177-8668 (Tim), atendemos no Estado de São Paulo e Minas Gerais.

      Excluir
  49. Ola boa noite Dra Maila.
    estou com o seguinte problema recebi um cheque em pagamento de um serviço, no final do trabalho o cliente pediu os cheques e informo que não iria mais querer o trabalho, porem o serviço já estava feito, então o cliente susto o cheque como roubo, não tenho contrato com mais tenho conversas de sms e de whatsap informando que ele me passo esses cheques, nesse caso consigo uma ação contra esse cliente.

    ResponderExcluir
  50. Prezada bom dia.

    Emprestei um dinheiro para uma pessoa, na qual me pagou com um cheque do marido dela, que voltou do banco por motivo 35, o que devo fazer? qual ação devo entrar? ja passou mais de 6 meses, devo cobrar esse valor dela ou dele? obrigada.

    ResponderExcluir
  51. fiz um acordo de uma reforma no condomínio sendo que seria por partes a primeira seria as portas segundo as cameras terceiro quarto do lixo,
    e no decorre das obras eu ia pintando o corrimão do condomínio sem data , que fis um valor de 5mil reais fiz este valor porque ele me informou que iria fechas todas as obra caso contrario seria 15 mil
    .fizemos um contrato reforma de 6 portas ou ver problemas com fornecedor que demoro 20 dias conversei com a sindica e resolvemos.
    ai ela me informou que so iria me passa as outras obras se eu termina os corrimão mas so com
    5 mil nao dava poque tinha terceirizei o serviço da pintura
    entao eu tentei pintar mesmo asim comprei as tintas paguei os pintores gastei 6 mil reais mas so pintei a metade e com esa crise a impressa tercerizada nao ia pintar mais comuniquei a sindica para me passar as outras obras para eu levantar dinheiro para termina a pintura mesmo asim ela nao quis me ouvir.
    resumindo sem dinheiro fiquei sem carro sem funcionarios nao tinha como pintar o restante comuniquei a ela vamos me passa as outras obra ela recusou faltando 5 dias para entra o ultimo cheque dos 5mil da pintura no valor de $2500.00 ela asustou
    e o cheque ja tinha passado para frente
    alem do cheque ela me cobrou 5 mil para pegar a obra do condominio isso foi uns dos motivos que me desanimo para termina a pintura
    oque deve fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde doutora!! Passei uns cheques pra frente, e não consegui cobrir os cheques... Posso sustar e pagar em mãos ?

      Excluir
    2. Boa tarde doutora!! Passei um cheque pra frente, mas não vou conseguir cobrir... Posso sustar pra não cair na minha conta, e acertar com o fornecedor... Isso é crime?

      Excluir
  52. Bom dia!
    Fiz um contrato para instalação de box e espelhos em meu apartamento, localizado em cidade diversa daquela que resido. Contratei o serviço por telefone e o contrato foi firmado a distancia, por email. Foi negociado o pagamento com entrada, 30 +60 em cheques. Ocorre que para a instalação do espelho os funcionários da empresa danificaram o banheiro, quebrando diversos azulejos. Seria motivo para sustação dos cheques em aberto por desacordo comercial até que sejam ressarcidos os prejuízos causados?

    ResponderExcluir
  53. Bom dia!
    Contratei uma marmoraria para instalar algumas pedras em minha casa. As duas primeiras foram colocadas no prazo, mporém a ultima que se trata de um tanque com um balcão eles quiseram me cobrar a mais para s instalação alegando que para tapar os buracos necessarios para a instalação ficariam expostos se eu não pagasse. Me recusei a pagar ja que isto não estava no recibo detalhado que possuo. Fiz um reclamação no procon, mas eles se recusam a receber a carta, inclusive pelo correio por AR. Dei uma entrada de 1.200 e mais 3 cheques de 766.66 para 30, 60 e 90 dias. o primeiro cheque ja foi compensado dia 25/09. Gostaria de saber se posso colocar os valores dos cheques restantes em juizo e sustar os cheques. Isso me causaria algum tipo de problema? Pretendo entrar com uma ação por danos morais contra eles, fora a ação judicial que será iniciada pelo PROCON. devo também abrir um BO?

    ResponderExcluir
  54. Oi, recebi como pagamento de serviços cheques, e a pessoa vem cancelando os cheques vezes após vezs! o que posso fazer? Faz quase 2 anos que a pessoa me deve e ela não pagou nem 10% da quantia total! Já estou desesperada!

    ResponderExcluir
  55. ola o meu pedreiro ficou insistindo para eu fazer uma obra com ele
    EU não queria por não ter todo o dinheiro

    ele disse que tava precisando muito do dinheiro

    a obra valia 10 500

    ele disse que se eu desse 5 500 reais ele iria fazer por 7500

    pedi um cheque calção ele me dur cheque do filho dele

    faz 8 meses eu depositei o cheque ele susto o cheque por motivo 21

    como faço pra sujar o nome do filho dele ?

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde Dra Maila,

    Minha mãe emitiu um cheque como "sinal" na compra de um terreno, mas o vendedor não avisou que no terreno havia passagem de rede elétrica que impedia construções na maior parte do terreno.
    Assim minha mãe sustou o cheque e agora o dono do terreno está processando ela pedindo o dobro do valor sustado.
    Ele pode mesmo fazer isso?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Bom dia Dra. Maila, Parabéns pelo artigo muito bom.

    Tenho algumas dúvidas, será que a senhora poderia orientar-me?

    Meu marido vendeu uma máquina, o comprador pagou metade do combinado e entregou 6 cheques. Para nossa surpresa ao depositar o primeiro voltou sem fundos, em seguida ele sustou motivo 21. O segundo cheque também voltou por motivo 21.

    Os cheques são da praça de Feira de Santana-BA, em pesquisa na internet soube que só posso protestar em cartório na cidade do devedor. Meu marido-vendedor é de São Paulo.

    O que faço? Qual a saída para tentar receber, estamos desesperado!

    Temos a nota fiscal de transporte da maquina e os cheques entregues pelo comprador, é possível emitir duplicata com o numero do cheque e da nota fiscal e depois protestar?

    Posterior a isso posso ingressar com uma ação no Judiciário? Quanto tempo leva?

    Muito obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde Dra. Maila,

    Da sua possibilidade, pediria uma orientação, pois confesso que estou indignado. Veja resumidamente o caso: - Fui contatado por dois proprietários de uma loja de confecção localizada na cidade de Tupã / SP, e eles vieram em Marilia / SP com meu endereço certo e que queriam um socorro para consertar um plotter de desenhos de roupas da confecção. Fui claro em dizer que a minha loja é de especialidade em consertos eletrônicos de brinquedos e coisas similares e que excepcionalmente atendia casos extras a esta atividade, apesar de já ter consertado equipamentos do tipo, mas não era minha área no momento. Dada a insistência, aceitei ajudá-los e encarei o desafio de verificar e consertar a máquina pois não se tratava de bicho de sete cabeças. Passei tempos pesquisando e obtendo informações deste plotter no Brasil, mas nunca encontrei nada, recorri então ao fabricante e a outros representantes no seu país de origem: China. Consegui um representante que passou a me dar informações de como detectar e resolver o código de erro que indicava no painel da máquina( ” prompt 19”), depois ele me endereçou um técnico da empresa, outro chines que por fotos enviadas, passamos a nos entender ( todos os escritos nos desenhos estão em mandarim e não conheço mandarim ). Depois de trocas de peças, testes eletrônicos e tudo mais que realizei, eu juntamente com o técnico chines chegamos ao veredito final para sanar o problema com um custo total de peças, taxa de câmbio e "shipping" de USD$ 450. Foi então que um dos proprietários do plotter veio na minha loja, a dizer-me que havia encontrado um técnico desta marca de Plotter em Ribeirão Preto, e como ele necessitava com urgência desta máquina, iria arriscar levá-la para este lugar a tentar consertá-la pois o técnico disse que tinhas as peças necessárias. Tudo bem, concordei e disse que eu levaria ainda uns 20 dias até chegar as peças da China e montá-las. Bom, do tempo que eu disponibilizei para achar o defeito, confeccionar desenhos, montar um computador especialmente para interagir com o plotter, etc. para chegar a solução do problema, ele me falou " Tiro o chapéu prá vc, veja quanto te devo de seus serviços, pois se não fosse minha pressa em por esta máquina para funcionar eu deixaria com vc pois sei que a consertaria.". Expliquei a ele que a quantidade de homensXhora dispendida por mim até o momento era de 52 horas, a um valor de R$ 30,00 a hora, daria no total R$ 1650,00, mas que por questão de ajudar, ficaria pela metade, então R$ 830, 00. " Vamos fechar em R$ 500,00 ! " disse ele, falei que não daria, seria muita desvalorização do meu trabalho e empenho, fechamos em R$ 600,00 . Ele concordou e me deu um cheque neste valor para o dia 20 de outubro do corrente. No dia 20 de outubro depositei, foi quando descobri que o cheque havia sido sustado. Muita safadeza não é mesmo ?
    Pergunto a Senhora, e agora ? Como posso reaver o custo dos trabalhos prestados ?
    Francisco Diniz
    di_franfer@hotmail.com


    ResponderExcluir
  59. Meu ex-patrão me deu como parte do pagamento de tempo de serviço três cheques, os cheques são do primo ou irmão dele, já venceram os três cheques , ele estava ganhando tempo comigo, eu perdi a paciência e fui ao Banco sacar ou depositar o valor dos cheques, me informaram que foram sustados .
    Ele fez isso de má fé, não havia motivos nenhum para sustar os cheques, e se houver foi exatamente a falta de fundos, ou seja, me passou três cheques sem fundo e sustou para evitar que seu nome fosse pro CCF .
    Isso seria estelionato , o que devo fazer ?
    Ele não responde minhas mensagens e não atende meus telefonemas.

    ResponderExcluir
  60. Meu ex-patrão me deu como parte do pagamento de tempo de serviço três cheques, os cheques são do primo ou irmão dele, já venceram os três cheques , ele estava ganhando tempo comigo, eu perdi a paciência e fui ao Banco sacar ou depositar o valor dos cheques, me informaram que foram sustados .
    Ele fez isso de má fé, não havia motivos nenhum para sustar os cheques, e se houver foi exatamente a falta de fundos, ou seja, me passou três cheques sem fundo e sustou para evitar que seu nome fosse pro CCF .
    Isso seria estelionato , o que devo fazer ?
    Ele não responde minhas mensagens e não atende meus telefonemas.

    ResponderExcluir
  61. Bom dia Dra Maila.

    Gostaria de uma orientação,pois estou prestes a dar 12 cheques para uma academia para garantir uma PROMOÇÃO (pagando um ano parcelado em cheque eu ganho + 12 meses gratuitos).

    Gostaria de saber o que devo fazer para evitar prejuízos futuros?

    ResponderExcluir
  62. Boa Noite! Sou microempreendedor individual e tenho uma empresa que presta serviço de informática, no dia 20/11/2015 foi entrado em contato comigo por telefone solicitando um serviço no computador pessoal do cliente, no dia seguinte 21/11/2015 fui até a sua residência e foi detectado que teria que fazer o serviço de formatação da máquina, informado o valor de 180,00 reais o cliente acatou e foi retirado o computador para ser realizado o serviço onde está localizado a empresa, no dia 22/11/2015 foi devolvido o computador com o serviço pronto. Cliente preencheu um cheque cruzado no valor de 180,00 reais e no mesmo ato foi feito uma nota de serviço e entregue a ele descrevendo o que foi feito na máquina. No mesmo dia ele informou que ficou faltando a instalação de um programa e algumas configurações no outlook isso horas depois de ter deixado a sua residência, combinado que iriamos voltar no dia 23/112015 foi resolvido esses problemas com aprovação do cliente e realizados testes pelo cliente na máquina, no dia 24/11/2015 ele informou que teria outro problema, combinei com ele que iria retornar no dia 25/11/2015 e ao falar com ele no telefone ele informou para não depositar o cheque que ele ja tinha sustado e não queria mais os nossos serviços. Mesmo que o problema informado pelo cliente por telefone existiu 95% do serviço foi feito, sem contar que fiquei no prejuízo por que trabalhei e ainda tive gasto de transporte sem ter recebido nada em troca. E agora como faço para ter meus direitos por ter prestado o serviço, me sinto lesado.

    ResponderExcluir
  63. Oi boa tarde eu gostaria que me response uma pergunta eu tenho uma maitaria forneci marmitas um mes para uma empresa e a mesma me pagou cm cheque predatado e depois sustou o cheque como faço para receber esse cheque sendo que a empresa nem atende meus telefonemas eu posso pegar o cheque e procesar a empresa sendo que o unuco documento que tenho é esse cheque eles pegaram todas as notas.assinadas pelo funcionario nao sei o que faço.

    ResponderExcluir
  64. Oi boa tarde eu gostaria que me response uma pergunta eu tenho uma maitaria forneci marmitas um mes para uma empresa e a mesma me pagou cm cheque predatado e depois sustou o cheque como faço para receber esse cheque sendo que a empresa nem atende meus telefonemas eu posso pegar o cheque e procesar a empresa sendo que o unuco documento que tenho é esse cheque eles pegaram todas as notas.assinadas pelo funcionario nao sei o que faço.

    ResponderExcluir
  65. Oiee Bom dia....
    Eu contratei um serviço do vidraceiro passei 4 folhas de cheque mais com passar dos dias resolvi não fazer mais o serviço...liguei p vidraceiro e avisei ele flou que não tem como cancelar...porém o serviço ainda não foi feito...tenho direito de Cancelar?!ou sustar as folhas de cheque?

    ResponderExcluir
  66. Boa Tarde,
    Recebi um cheque de um cliente e deixei este cheque sob custódia no banco.
    O cliente pagou diretamente pra mim e o Banco protestou o cheque por ausência de fundos.
    Nesse caso, somente o banco poderia cancelar esse protesto (em razão de estar sob custódia do banco) ou eu posso passar uma carta de anuência para que o meu cliente retire este protesto?

    ResponderExcluir
  67. Boa noite
    Meu caso é o seguinte ,tinha um amigo que eu confiava muito nele,sempre emprestei cheques meu pra ele,emprestava talão assinado pra ele ,sendo que ele era quase um irmão pra mim ,,só que a cerca de uma semana ele chegou e disse pra mim ,que tinha perdido dois talão de cheques meu assinado ...ele mesmo foi até a delegacia e fez o B O no nome dele explicando que perdeu meus cheques ...peguei o BO fui ate ao banco e sustei todos os cheque por extravio ..Só que pra minha surpresa ele não perdeu os cheques e sim usou todos em loja da minha cidade ...Ele sumiu estou recebendo cobranças de vario cheques ,só que nunca recebi nenhuma ligação perguntando sobre o cheque ,venderam na confiança dele ..resumo ele sumiu ...Quero saber se posso ser indiciado por estelionato no lugar dele ..Obrigado

    ResponderExcluir
  68. Bom dia! Contratei uma empresa pra fazer uma Piscina com contrato assinado porém não reconhecido firma, nesse contrato existe um prazo para entrega que seria dia 15/12/2015, e tb dizia q o encanamento deveria ser da marca tigre ou amanco, porém o mesmo não utilizou o material usando de qualidade inferior, além disso não me entregou no prazo, ligo várias vezes ele não me atende, não responde mensagens, e o pior, a piscina q ainda está em fase de construção trincou o fundo devido a não terem socado o solo corretamente segundo informações do pedreiro q está na obra q é contratado pelo próprio dono da empresa, onde o mesmo demonstra não ter preocupações futuras, ao contrário de mim q estou gastando tds a minhas economias pra pagar pelo serviço, tenho tudo isso gravado em vídeo além dos pedreiros dizendo q ele é acostumado a fazer isso com os clientes, quero saber se posso sustar o cheques que dei pra ele considerando que gastarei o mesmo q ainda devo a ele em cheques para outra pessoa terminar o serviço, desde já muito obrigado...

    ResponderExcluir
  69. boa noite emprestei um cheque para meu colega comprar queijo para vender mas porem nao consigo falar com ele e o cheque vence dia 23/12/15 posso ir aobamco e alegar como desacordo comercial desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Consumidor foi até a loja e adquiriu a mercadoria. .no dia seguinte ligou e disse que não era aquela peça que precisava e que iria devolver e querer o valor pago de volta. Informamos no ato da compra que por se tratar de peça eletrica não haveria devolução. .salvo se a peça apresentasse defeito...e na conversa por telefone qdo o cliente disse que estaria indo ao estabelecimento devolver. .avisamos novamente que só haveria troca de houvesse defeito...cliente desligou telefone no ato e dirigiu-se até a empresa já com NO em mãos e a sustação do cheque. Sabendo-se que só há desistencia ou insatisfação ou chamado arrependimento qdo a aquisição é feita fora do estabelecimento físico...procedimento esse que não houve...como posso agir?...sendo a responsável pela empresa?

    ResponderExcluir
  72. Consumidor foi até a loja e adquiriu a mercadoria. .no dia seguinte ligou e disse que não era aquela peça que precisava e que iria devolver e querer o valor pago de volta. Informamos no ato da compra que por se tratar de peça eletrica não haveria devolução. .salvo se a peça apresentasse defeito...e na conversa por telefone qdo o cliente disse que estaria indo ao estabelecimento devolver. .avisamos novamente que só haveria troca de houvesse defeito...cliente desligou telefone no ato e dirigiu-se até a empresa já com NO em mãos e a sustação do cheque. Sabendo-se que só há desistencia ou insatisfação ou chamado arrependimento qdo a aquisição é feita fora do estabelecimento físico...procedimento esse que não houve...como posso agir?...sendo a responsável pela empresa?

    ResponderExcluir
  73. Olá! Giz uma compra de mercadorias e paguei com cheque, porém voltou a primeira vez e depois fiz um depósito para pagar a dívida, no entanto o fornecedor entrou de má fé a segunda vez com o cheque e agirá não me atende, nem me envia o cheque e eu preciso para dar baixa no Banco, pois já está pago. Como proceder?

    ResponderExcluir
  74. Maila, peguei um cheque de um terceiro, porém o emitente sustou o cheque por desacordo comercia entre eles, motivo 21. Eu me enquadro como um "terceiro de boa fé"? Posso executar o cheque ( entrar com uma ação judicial)? O que devo fazer?
    Preciso muito de uma ajuda, desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde. Eu perdi meu Rg. É uma folha d cheque solta. Como devo proceder para não me dar problemas estou desesperada.

    ResponderExcluir
  76. Olá boa tarde! Meu noivo emprestou uns cheques a uma pessoa que se dizia amigo, mas essa pessoa sumiu e conseguimos contato com as pessoas que ele os cheques, e estas pessoas querem receber o dinheiro de qualquer maneira. Entramos em contato com a pessoa que pegou os cheques, proemteu que mandaria o dinheiro para resgatarmos o dinheiro, mas nada. Agora tentamos contato e ele não responde.Que medida podemos tomar?

    ResponderExcluir
  77. Ola, emprestei algumas folhas para o pagamento de negociacao da faculdade de um amigo, ele teve dificuldade pra pagar as primeiras e resolvi sustar as folhas posteriores, li que isso nao me desobriga do pagamento, porem nenhuma das folhas sustadas foi para protesto pela faculdade. Passei em um concurso publico e o mesmo não permite que hajam pendencias no nome para que eu possa assumir o cargo, estou com o nome limpo porem gostaria de saber se a faculdade entrar com uma acao contra min solicitando o pagamento dos cheques como deco proceder ? Cabe acao contra a pessoal que me pediu os cheques?

    ResponderExcluir
  78. Oi boa tarde, eu peguei um cheque de uma empresa mas o cheque é de um cliente dela, e foi sustado, o que devo fazer ? Porque nem uma nem a outra querem me pagar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  79. Ola boa noite,Me chamo Gutemberg sou de SP,em Dezembro de 2015 fui passar o Réveillon em Caldas Novas . Quando dia 04 de janeiro fui com minha esposa e minha filha de 9 meses conhecer o clube aquático Náutico, e no percurso fui abordado por representantes do grupo Privê, no primeiro momento recusei mais depois de muita insistência e propostas de ingressos gratuitos acabei sedendo e resolvi assistir uma apresentação, no primeiro instante me disseram que seria de meia hora, a mentira já começou ai. Lá eles me ofereceram Cotas de apartamentos no Praias do Lago, recusei mais e disse que iria analisar, enfim fiquei mais de 3 horas com fome louco para ir ao clube devido calor, eu minha esposa e minha filha de apenas 9 meses que chorava muito, eles faziam de tudo para tirar minha filha de la e deixar numa sala no minimo achando que ela estava atrapalhando isso recusamos. A insistência foi tão massacrante me colocaram na parede e sem deixar eu refletir nem pesquisar mais sobre a empresa, afinal de contas não fui la para comprar nada e sim me divertir no parque coisa que acabou nem acontecendo. Acabei fechamento um contrato sem pensar muito devido as circunstancias e as torturas impostas, a fome o choro da minha filha e a vontade de livrar logo daquela situação agressiva. Quando cheguei no Hotel resolvi pesquisar e ter mais informação do que eu estava fazendo. Para minha surpresa esta empresa tem inúmeras reclamações e tudo aquilo prometido não é verídico em partes omitindo algumas informações, como por exemplo do club Cia na qual eles dizem que podemos ir quando quisermos pura mentira no contrato depois de ler com calma e passar desapercebido por mim e por muitos. As datas são selecionadas por eles e não por nós , datas comemorativas por exemplo muitas não podemos usufruir, só podemos usar em baixa temporada. Fora descontos prometidos pelo Club Cia que após pesquisa percebi que não tão benéficas assim. Portanto como posso ter compromisso com uma empresa que não é franca com seus clientes . Resolvi então depois de analisar muito pedir a anulação do contrato depois de 4 dias (08/01) baseado no código do consumidor lei 49 de arrependimento que mesmo sendo no estabelecimento diz que ?quando o espírito do consumidor não está preparado para uma abordagem mais agressiva, derivada de práticas e técnicas de vendas mais incisivas, não terá discernimento suficiente para contratar ou deixar de contratar, dependendo do poder de convencimento empregado nessas práticas mais agressivas. Para essa situação é que o Código prevê o direito de arrependimento?. outro detalhe importante a venda foi feita numa sala que a empresa montou dentro do Clube Náutico na qual os representantes da empresa abordam vistantes do clube ou ate mesmo no Centro de Caldas Novas. Dei uma entrada foi de 500,00 em debito mais 3 cheques pré de 800,00 totalizando 2,900. tenho direito a devolução deste valor, posso sustar os cheques.Ficaram de me retonar em 48 horas ate agora nada.
    Sem mais agradeço

    ResponderExcluir
  80. Ola boa noite,Me chamo Gutemberg sou de SP,em Dezembro de 2015 fui passar o Réveillon em Caldas Novas . Quando dia 04 de janeiro fui com minha esposa e minha filha de 9 meses conhecer o clube aquático Náutico, e no percurso fui abordado por representantes do grupo Privê, no primeiro momento recusei mais depois de muita insistência e propostas de ingressos gratuitos acabei sedendo e resolvi assistir uma apresentação, no primeiro instante me disseram que seria de meia hora, a mentira já começou ai. Lá eles me ofereceram Cotas de apartamentos no Praias do Lago, recusei mais e disse que iria analisar, enfim fiquei mais de 3 horas com fome louco para ir ao clube devido calor, eu minha esposa e minha filha de apenas 9 meses que chorava muito, eles faziam de tudo para tirar minha filha de la e deixar numa sala no minimo achando que ela estava atrapalhando isso recusamos. A insistência foi tão massacrante me colocaram na parede e sem deixar eu refletir nem pesquisar mais sobre a empresa, afinal de contas não fui la para comprar nada e sim me divertir no parque coisa que acabou nem acontecendo. Acabei fechamento um contrato sem pensar muito devido as circunstancias e as torturas impostas, a fome o choro da minha filha e a vontade de livrar logo daquela situação agressiva. Quando cheguei no Hotel resolvi pesquisar e ter mais informação do que eu estava fazendo. Para minha surpresa esta empresa tem inúmeras reclamações e tudo aquilo prometido não é verídico em partes omitindo algumas informações, como por exemplo do club Cia na qual eles dizem que podemos ir quando quisermos pura mentira no contrato depois de ler com calma e passar desapercebido por mim e por muitos. As datas são selecionadas por eles e não por nós , datas comemorativas por exemplo muitas não podemos usufruir, só podemos usar em baixa temporada. Fora descontos prometidos pelo Club Cia que após pesquisa percebi que não tão benéficas assim. Portanto como posso ter compromisso com uma empresa que não é franca com seus clientes . Resolvi então depois de analisar muito pedir a anulação do contrato depois de 4 dias (08/01) baseado no código do consumidor lei 49 de arrependimento que mesmo sendo no estabelecimento diz que ?quando o espírito do consumidor não está preparado para uma abordagem mais agressiva, derivada de práticas e técnicas de vendas mais incisivas, não terá discernimento suficiente para contratar ou deixar de contratar, dependendo do poder de convencimento empregado nessas práticas mais agressivas. Para essa situação é que o Código prevê o direito de arrependimento?. outro detalhe importante a venda foi feita numa sala que a empresa montou dentro do Clube Náutico na qual os representantes da empresa abordam vistantes do clube ou ate mesmo no Centro de Caldas Novas. Dei uma entrada foi de 500,00 em debito mais 3 cheques pré de 800,00 totalizando 2,900. tenho direito a devolução deste valor, posso sustar os cheques.Ficaram de me retonar em 48 horas ate agora nada.
    Sem mais agradeço

    ResponderExcluir
  81. vendi um caminhão por 20,000,00 pra receber todo em cheques,sendo que ele só me passou 4 e dos quatro apenas um foi descontado e os outros 3 do nada ele sustou,e agora as pessoas que passei os cheques estão me cobrando e o rapaz que me comprou o caminhão não quer mais me pagar e pra me pegar o caminhão ele quer que eu pague por ele ter colocado algumas peças no caminhão, e depois de algum tempo fui examinar os cheques ele preencheu os cheques da mãe dele, o que posso fazer?
    fico no aguardo

    ResponderExcluir
  82. Paguei o Cheque devolvido motivo 11. mas a moça se recusa a me devolver o cheque o que eu tenho é o comprovante do depósito reconhecido na conta dela e nossas conversa por mensagens que eu faço pra ter meu cheque de volta?
    eu posso sustar o mesmo depois de ter sido devolvido.

    ResponderExcluir
  83. Obrigada pelas orientações. Por favor, dei um cheque meu a um fornecedor e o banco deste fornecedor nao deixou o cheque ser depositado pois informou que o cheque era clonado, pedi ao fornecedor que me devolvesse o cheque e acertei o valor do fornecedor em dinheiro, porem o que devo fazer com este cheque clonado ? Tirei um extrato e verifiquei q nao caiu ainda nenhum cheque indevido em minha conta. Conversei com o gerente do meu banco e o mesmo nao me deu muitas informaçoes. Por favor o que devo fazer para evitar possiveis prejuizos ? Obrigada

    ResponderExcluir
  84. Olá, recebi vários cheques de uma pessoa, quando estávamos nas ultimas folhas para desconto a mesma sustou por motivo 20, o que fazer?

    ResponderExcluir
  85. Boa Tarde. Vendi uma mercadoria a um cliente e ele me pagou em cheque. No entanto, ele sustou o cheque por desacordo comercial e fechou o comércio que ele era dono decretando falência. Porém agora, ele entrou como sócio em um outro comércio e está trabalhando com cheque novamente mas como o nome de outra firma. E o mesmo alega por má fé que não vai pagar o cheque pois não tem condições para isso. O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  86. Meu caso é o seguinte, comprei uma grande quantidade de piso para realização da obra de minha residência, acontece que os pisos ao serem colocados no lugar ficou constatado que havia defeito em sua estrutura, procurei a loja para resolver o problema da maneira mais amigável possível, porém me disseram não ser possível efetuar a troca, a empresa ainda se recusa a entregar nota fiscal dos produtos. Tenho 4 chegues com eles à vencer, posso devolver os pisos e sustar os chegues ? O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  87. Bom dia meu caso é o seguinte, emprestei folha cheque para uma pessoa e o cheque voltou por causa de saldo ba minha conta, mas essa pessoa trabalha mesma empresas que eu, e eles descontaram de mim sendo que ele tinha dado cheque na conta dele, isso é certo ou errado?
    Na minha opinião eu acho que deveria ter descontado dele não de mim

    ResponderExcluir
  88. Boa noite

    emprestei algumas folhas a um conhecido meu, o mesmo sumiu eu consegui cancelar eles pir motivo 21 ja q ao procurar a delegacia eles disseram q por estar assinados eu nso poderia registrar b.o por roubo. Agora estou recebendo processos para eu pagar a divida q nao e minha. Exuste a possibilidade de eu fazer o b.o por roubo? Pq fui roubada. Ele e um estelionatario. E ja existem processos contra ele. O q eu devo fazer

    ResponderExcluir
  89. oi boa noite eu emprestei cheques para meu cunhado e ele pegou muitas folhas de cheques para pagar contas dele de carro e dentista e agora disse nao vai pagar porq nao tem dinheiro e é valor alto , o que devo fazer pelo amor de DEUS ESTOU MUITO PREOCUPADO acreditei nele ai me disseram que posso ir fazer boletim de ocorrencia e sustar os cheques o que devo fazer .

    ResponderExcluir
  90. oi boa noite eu emprestei cheques para meu cunhado e ele pegou muitas folhas de cheques para pagar contas dele de carro e dentista e agora disse nao vai pagar porq nao tem dinheiro e é valor alto , o que devo fazer pelo amor de DEUS ESTOU MUITO PREOCUPADO acreditei nele ai me disseram que posso ir fazer boletim de ocorrencia e sustar os cheques o que devo fazer .

    ResponderExcluir
  91. Bom dia !
    Um colega me pediu pra eu trocar um cheque pra ele no valor de 15 mil .
    Fiz esse empréstimo pra ele me pagar em 3 meses .
    Resultado não foi pago depositei o cheque e o dono do cheque (a cunhada ) sustou o cheque e colocou como se o cheque fosse roubado? Fez um BO . O cheque esta todo certo a assinatura bate com a do cliente no banco .
    Como posso prosseguir já que a pessoal usou de má fé comigo ?

    ResponderExcluir
  92. Fiz negócios com uma empresa que me pagou com cheque, porem em uma outra negociações não entreguei os produtos no prazo combinado, porem também não havia recebido nada, por este primeiro motivo o cliente sustou os cheque da primeira negociações, isso pode?

    ResponderExcluir
  93. Fiz negócios com uma empresa que me pagou com cheque, porem em uma outra negociações não entreguei os produtos no prazo combinado, porem também não havia recebido nada, por este primeiro motivo o cliente sustou os cheque da primeira negociações, isso pode?

    ResponderExcluir
  94. boa noite, comprei 2 lajes sendo 4 vezes, a pessoa me entregou uma , na segunda ele sumiu, sendo que um cheque entrou sem fundos e o outro eu sustei, mas ele passou os cheques para uma outra empresa, sendo assim eu estou no prejuizo em dobro, pois tive que pagar um cheque sem fundos, e agora a mesma empresa estou com um processo contra minha pessoa, so que a empresa sabia todos meus dados e nao entrou em contato. so que a empresa nao me deu nota fiscal a laje que me entregou, mesmo eu nao fazendo negocio que essa empresa ela tem dreito

    ResponderExcluir
  95. Boa noite, eu fiz um serviço no carro do cliente e o mesmo me deu um che no valor 1500 e esse cheque foi sustado, o serviço foi feito e ele me deu Ch sustado , já foi tentado inúmeras vezes receber sem sucesso como devo proceder ? Um precesso?

    ResponderExcluir
  96. Eu e meu irmão efetuamos uma venda para um sujeito. A Nota Fiscal teve como emitente o meu irmão. O devedor, por sua vez, efetuou o pagamento com um cheque pre-datado de terceiro(do irmão). No ato da entrega do cheque o mesmo informou que não era para nos preocuparmos. Que o cheque era "quente", que trabalhavam todos juntos. O cheque foi apresentado e retornou primeiro pelo motivo 11 e, posteriormente, pelo motivo 21. Eu encaminhei para protesto. Pergunta-se: vamos ajuizar ação de execução. Quem deverá propor a ação eu ? meu irmão ? ou os dois ? E contra quem? Contra o emitente do cheque ? Contra o comprador de fato conforme nota fiscal de venda ? Ou contra os 2 ?

    ResponderExcluir
  97. Por favor peço ajuda desesperadamente!!!
    Sou mãe e meu ex marido entrou com um processo de guarda. Rapidamente tive que contratar um advogado, Dr Quirino.
    Deu seu preço de 5mil reais e me parcelou em 5 cheques de 1hum mil reais cada.TD ocorreu perfeitamente bem nos 4cheques. Neste último, tive um imprevisto (meu filho Pedro Antônio ficou doente pois teve reação alérgica e psicológica a um medicamento) Entrei em contato com o advogado, avisando para segurar o cheque q seria para o dia 25/02 para deposita-lo no dia 07/03
    O mesmo afirmou q havia passado o cheque NOMINAL a terceiros e que estava fora do país, mas por fim concordou. Tenho td registrado nas msgs de Whats.
    No final do mês de Março, meu irmão dono dos cheques, me avisa q ele ainda não depositou.
    ENTREI EM CONTATO COM O ADVOGADO E O MESMO ME EXIGE MAIS 1HUM MIL REAIS DE INDENIZAÇÃO POIS ALEGA TER INDENIZADO UMA PESSOA MAS Ñ ME APRESENTOU DOCUMENTO ALGUM SE QUER. ME COAGIU DIZENDO Q IRA ABANDONAR O PROCESSO, PROCESSARA MEU IRMÃO POR SUSTAR O CHEQUE. DETALHE QUE O CHEQUE NÃO SE FOI NEM SE QUER APRESENTADO NENHUMA VEZ AO BANCO, ELE NEM TEM PROVAS Q O CHEQUE FOI SUSTADO E DISSE EM POUCAS PALAVRAS Q IREI PERDER OS 4MIL JA PAGOS.

    POR FAVOR QUEM PDR ME ORIENTAR A ONDE IR, COM QUEM FALAR... SOU UMA MAE DESEMPREGADA Ñ TENHO COMO PAGAR MAIS 1HUM MIL REAIS,SIMPLESMENTE PQ ELE ESTA NOS AMEAÇANDO DE Q VOU PERDER TD.

    MEU WHATS (11)960832877

    O MESMO ME DEU O PRAZO DE 10 DIAS PARA PAGAR ESSE VALOR A MAIS SE NÃO, ALEM DE ABANDONAR O CASO, Ñ DEVOLVER O DINHEIRO E PROCESSAR MEU IRMAO Ñ QUER DEPOSITAR O CHEQUE E NEM DEVOLVE-LO A NÓS.

    Q DEUS ABENÇOE QUEM PDR ME AJUDAR.
    ATT LOLLITA CAMILO

    ResponderExcluir
  98. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  99. BOA TERDE, PAGUEI O CHEQUE EM MAOS NAO PEGUEI RECIBO E ELE NAO QUER ME DEVOLVER O CHEQUE? O QUE FAZER?

    ResponderExcluir
  100. Bom dia. Me associe em fevereiro de 2016 para ter os serviços advocatícios de uma associação de mutuários, tendo em vista ação judicial para reaver valores pagos à título de taxa de corretagem, tendo em vista que a compra e venda não se concretizou pela mudança nas regras de financiamento imobiliário durante o processo de financiamento. No entanto, em abril de 2016 rescindi o contrato com a associação, a ação foi substabelecida a outro advogado, tendo em vista má prestação nos serviços pela associação e solicitei a devolução de cinco cheques pre datados que não foram compensados. A resposta da associação foi que não devolveriam os cheques porque se referiam à compra do título da associação. No entanto, permaneci apenas dois meses como associada e somente me associei para ingressar com a ação, por caso contrário, não receberia os serviços. O que posso fazer diante deste quadro, perante os cheques que ainda não foram compensados (5 cheques ainda), tendo em vista que já notifiquei a associação para devolução dos cheques e paguei a compra do título da associação parcelado em 8 vezes? Posso sustar os cheques por desacordo comercial e entrar no juizado especial? O que exatamente devo requerer no juizado, tendo em vista que tenho documentada a rescisão do contrato com a associação datada de abril de 2016? Obrigada, Ana

    ResponderExcluir
  101. Peguei um cheque emprestado e dei ele pré datado para pagar uma conta, mas o dono do cheque o sustou por motivo de perda. O que a pessoa que dei o cheque pode fazer contra mim já que se ele fez BO de perda quem teria achado o cheque e passado a frente foi eu.

    ResponderExcluir
  102. Boa noie , Gostaria de tirar a seguinte duvida.
    Vendi um KIT gás , recebi um valor de entrada e mais 3 cheques de 500 reias, ao depositar o primeiro cheque descobri que estava sustado por motivo 21 , descobri que os 3 cheques recebidos estão sustados por motivo 21. o comprador alega que o kit gás que eu vendo não era o que ele esperava , e eu falei que nao era mecanico e que não podia garantir autonomia do veiculo dele. o que poço fazer ? posso colocar os cheques em cartorio de protesto ?

    ResponderExcluir
  103. Boa noite,gostaria de uma informação, moro no interior da Bahia e sou um pequeno produtor, irrigante,planto tomates, chegado o tempo de colher vendi 1500 caixas do mesmo,dando um prazo que para mim já não foi bom ,pois o preço estava baixo,agradecido por não perder a mercadoria pois já estava passando o tempo, fiz um acordo com os compradores lhes dando um prazo,recebendo em cheques ,foram 4 cheques,2 dois foram compensando os outros 2 voltaram,por motivos 11,depois os cheques foram sustados,tentei contato com os compradores e resposta é a mesma, não tem o dinheiro e que passar outro cheque,como pegar mais um, sendo que nem pagou os primeiros? Kkkk . A pergunta é a seguinte: o que é que fasso para receber esse dinheiro? O que fazer neste caso?

    ResponderExcluir
  104. Bom dia!! Efetuei a compra de um veiculo e como parte da entrada dei alguns cheques. Nos tres primeiros meses o veiculo apresentou problemas, por duas nos dois prmeiros meses me atenderam e não corrigiram o problema. No terceiro mes acionei o procon e por fim as pequenas causas. No acordo nas pequenas causas é para o colaborador devolver os cheques e pagar o conserto do veiculo no acordo foi descontado o valor dos cheques e pagando a diferença para manutenção, passando um mes notei que a Loja não devolveu todos os cheques pendente dois. Estes cheques não sustei e um teve as tres apresentações, fui na loja para reaver os cheques o proprietario esta enrolando para devolução. Que ação posso tomar? Preciso dar baixa neste cheque com urgencia pois estou presta a perder um financiamento de imovel, se acionar as pequenas causas terei uma demora no atendimento e preciso com urgencia.

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde, entraram com uma ação judicial por que sustei um cheque... esse cheque a pessoa que passei me disse q tinha extraviado e me pediu outro, eu agindo de boa fé dei... porem agora meu nome esta sujo. essa pessoa que paSSEI O CHEQUE ME DISSE QUE O ADVOGADO DELA INSTRUI ELA A FAZER UM BO, E COMO FICA O MEU NOME?

    ResponderExcluir
  106. Minha mae recebeu um cheque e voltou por motivo 11,12 e por último o pior de td motivo 28 .. E a mulher nem avisou ND a ela, n atende mais o telefone , n atende em casa... O que fazer ??? Fiquei sem entender .. Pq ela agiu de ma fé

    ResponderExcluir
  107. Bom dia Maila. Parabéns pelo seu blog. O post do cheque foi muito bom e esclarecedor. Apenas tome cuidado para não abrir margens para centenas de consultas gratuitas que vão lhe tomar seu precioso tempo e, não lhe trará nenhum retorno. Abraços.

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde paguei uma empresa 3 cheques, os cheques ja passaram de 6 messes um deles voltou uma vez motivo 11, o que a empresa pode fazer a respeito desses cheques, ja fui la pra negociar mais nao houve acordo.

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde,estava no Google fazendo uma pesquisa e vi seu Blog,gostaria de uma informação,passei um cheque só que acabei esquecendo da data que iria cair,caiu só que voltou,tem como sustar,porque eu vou levar o dinheiro em mãos pra pessoa que passei,como faço,aguardo a resposta,desde já lhe agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  110. Comprei um comércio empresa e ela estando de situação até correta mais avaliando bem e no passar dos dias todos os documentos legais desta empresa estão de forma errada ou vedada não cumprimento de pagamentos até de energia (cemig) estando em dívida de mais de três anos em não pagamento, desacordo e não pagamento de impostos e encargos de alvarás e adequações a serem feitas de forma correta para pelno funcionamento sendo assim por min toda responsabilidade em conseguir tudo .
    Na verdade comprei uma empresa e estou tendo que pagar por ele novamente e por isso o valor venal desta empresa e basicamente nulo e não compensatório.por isso pedi a sustação dos cheques de pagamento por desacordo comercial.

    ResponderExcluir
  111. Estou cometendo erro em proceder desta forma e como procigo agora com os trâmites legais para não caracterizar ma fé de minha parte já que a empresa e os antigos donos estão comumente dizendo que a empresa estava correta quando me entregaram e que de minha responsabilidade estes pagamentos e situações por eles transmitidas a min a propriedade.

    ResponderExcluir
  112. Estou cometendo erro em proceder desta forma e como procigo agora com os trâmites legais para não caracterizar ma fé de minha parte já que a empresa e os antigos donos estão comumente dizendo que a empresa estava correta quando me entregaram e que de minha responsabilidade estes pagamentos e situações por eles transmitidas a min a propriedade.

    ResponderExcluir
  113. Ola boa tarde
    Meu amigo comprou um carro ele deu 2.500 reias em dinheiro e 5 cheques de Mil Reais
    Mas esses cheques estao constando restriçao o rapaz que vendeu o carro tentou trocar os cheques que estao pre datatos num ageota mas constou que a uma restriçao no nome do dono do cheque e por esse motivo o dono do carro ta querendo reaver o carro fazendo um pedido de busca e apreensao isso pode ser feito desde ja muito obrigado.

    ResponderExcluir
  114. Ola boa tarde
    Meu amigo comprou um carro ele deu 2.500 reias em dinheiro e 5 cheques de Mil Reais
    Mas esses cheques estao constando restriçao o rapaz que vendeu o carro tentou trocar os cheques que estao pre datatos num ageota mas constou que a uma restriçao no nome do dono do cheque e por esse motivo o dono do carro ta querendo reaver o carro fazendo um pedido de busca e apreensao isso pode ser feito desde ja muito obrigado.

    ResponderExcluir
  115. Boa noite, eu resgatei dois cheques antes do prazo do pagamento,fui fazer a baixa online porém na hora de dar baixa ,na correria eu fiz errado, consigo cancelar a sustação para dar somente a baixa, e o banco cobrou tarifa, uma falta de atenção da minha parte. que raiva

    ResponderExcluir
  116. Boa tarde Doutora!!!!
    Contratei um marceneiro e dei 3 cheques pré datados, o primeiro ele descontou no proprio banco e os outros dois ele deu para madeireira . O serviço ficou um horror e como naõ gostei ele fez somente a cozinha e me deixou no prejuizo do valor do primeiro cheque e alegou estar com problemas de saude Ai sustei os dois outros cheques. Ele ficou de resgatar os cheque e sumiu. Mudou e segundo o proprietario da casa ele ficou devendo para muita gente que vai na casa cobrar, inclusive para ele (aluguel. e contas de agua, luz ) . Conclusão o valor que paguei ele não efetuou o serviço como combinado, sustei os cheques e agora recebi uma ligação do escritorio de advocacia da madeireira ameaçando a me processar , e praticamente dobrando o valor da divida. E ligo no celular do Sr denis marceneiro que quando ve que sou eu desliga o aparelho. Como devo proceder. Obrigada

    ResponderExcluir
  117. Boa tarde Dr.Então emprestei meu primo para ele comprar o carro na mão do pai dele.Ele não mim pagou ainda e esta chegando o dia da data do cheque o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emprestei um cheque para ele para o dia 02 de outubro ,ele esta sem trabalhar e nem lembra de dizer nada sobre o mesmo.

      Excluir
  118. Boa noite, doutora! A sustei cheques. pois a empresa não entregou os produtos, não tinha noção em 2007 da lei do cheque, se baseando nessa lei. a empresa entrou como uma ação de cobrança contra a nossa empresa,assumindo que sustamos os cheque por negócio desfeito. Na ação a justiça acatou e tenho ganho de causa ao credor, mesmo não tendo recebido as mercadorias, pois ao solicitar em minha defesa que fosse apresentado as notas fiscais, essa ação ocorreu em 2007 e agora terei que pagar, sem ter recebido nada. Pergunto posso moveu uma ação para receber os produtos.
    Att,
    Almir Thomaz

    ResponderExcluir
  119. Ola , gostaria que pudesse me ajudar, vendi um filhote de cachorro , foi dado 400 em dinheiro e um cheque para 30 no valor de 600, negociaçao foi feita pelo facebook , posteriormente encontrei a pessoa fechei o negocio e entreguei a filhote , ai vieram com uma conversa dizendo que a filhote nao era pura mesmo mandando o pedigree dos pais , e nao falaram mais nada , pesquisei o cheqUe hoje pois achei estranho me bloquearem no facebook o casal , ai descubro que o cheque foi sustado , pelo site cheque legal , cheque de pessoa juridica para pessoa fisica , oque poderia ser feito a respeito ? poderia me ajudar? obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  120. Bom dia,sustei um cheque por falta de entrega de material.A pessoa o qual sustei o cheque falou que vai me processar,tem como??mesmo ele não tendo nenhuma nota fiscal apenas folha de pedido??Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  121. Olá boa noite, por gentileza, irá completar 06 meses fiz um pagamento em cheque para uma empresa, o cheque não foi preenchido pre datado mais foi combinado 30 dias, porém 8 dias após tentaram desconta-lo gerando sem fundos. Após isso até hoje a mesma não compensou o cheque, já entrei em contato e pedi que me devolvessem o cheque para pudesse entregar o valor em mãos porém a empresa diz não saber mais onde está o cheque, existe alguma forma de reaver o cheque ou alguma ação que posso tomar, visto que a empresa não o desconta e nem sequer sabe onde está o chegue, está bagunçando minha conta.

    ResponderExcluir
  122. bom dia eu tenho uma duvida e gostaria de saber o que devo fazer nesta situação, meus cheques estava dando problemas e fui orientada pelo meu gerente para sustar os cheques e fazer um boletim de ocorrencia, pagando em mãos os cheques que havia soltado no comercio ocorre que mesmo assim o banco compensou alguns dos meus cheques e tive que pagar pela mesma dividida duas vezes o que posso fazer para recuperar este dinheiro

    ResponderExcluir
  123. Ola, tenho contrato com um "construtor", onde o mesmo diz que a obra seria entregue em tal dia, esse dia ja passou, ao assinarmos esse contrato passei cheques pre-datados à ele, mas como ele abandonou a obra, fui até a agencia e sustei os cheques passados, onde antes disso ele havia recebido uma notificação (com AR) caso nao retomasse a obra, os cheques seriam sustados. Todos os cheques entreguei nomeados ao construtor, mas o individuo passou para terceiros, onde venho recebendo ameaças que se não pagar ira tomar devidas providencias. Como posso me proteger enquanto isso? Pois o desacordo foi entre o construtor e não terceiros. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  124. Bom dia, eu tenho uma dúvida e gostaria de saber o que devo fazer nessa situação. Passei um cheque para um distribuidor e voltou, só que já paguei o cheque e o distribuidor não quer me mandar as folhas para mim levar para dar baixa.E já deixei várias mensagens pra ele, só que não tenho respostas dele. O que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  125. Boa noite! Minha sogra foi a inventariante dos bens deixados pelo seu pai. Dentre os bens inventariados, havia um imóvel rural que foi vendido para dividir o dinheiro entre os herdeiros. O comprador do imóvel rural pagou à vista mediante depósito bancário ainda na fase de tramitação do inventário. Além disso, houve uma transação comercial à parte com o comprador do imóvel rural, relacionada à venda de alguns animais e ferramentas, bens estes que foram pagos com um cheque no valor de R$5000,00 a ser creditado em data futura acertada entre as partes. Entretanto, o comprador sustou este cheque, alegando que somente pagará pela compra dos animais e ferramentas quando o inventário for concluído. Isto ocorreu há 3 anos atrás no estado da Bahia e minha sogra reside atualmente em minas Gerais. O cheque continua sustado e minha sogra ainda não recebeu o pagamento pela venda dos animais e ferramentas. O que é possível fazer neste caso?

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde Dra.

    Comprei uma mercadoria na qual paguei uma entrada e parcelei o saldo com 14 cheques pré datados. A empresa repassou todos os cheques para seus fornecedores e o cheque com vencimento para 30/11/17 foi depositado antecipadamente, sendo devolvido por falta de fundos. Já entrei em contato por mais de 10 vezes com o a empresa e a mesma não toma qualquer atitude, sequer foi atrás para saber que fornecedor teria depositado o cheque. No final das contas eu consegui encontrar a empresa depois de muita pesquisa e ela obviamente só vai devolver o cheque após o pagamento. Em novos contatos com meu fornecedor o mesmo sempre fala que vai resolver o caso mas isso já perdura desde o final do ano passado. Agora pra agravar mais a situação, fui tentar emitir cheques e minha conta já se encontra com restrição, me causando outros vários transtornos decorrentes. Tendo em vista todo esse caso e a falta de solução da empresa, posso sustar os outros cheques até que ele resolva essa situação? Quais problemas posso ter com isso

    ResponderExcluir
  127. Bom dia Maila, Forneci um cheque a terceiro e por desacordo comercial eu sustei o cheque, porem o terceiro passou esse cheque em uma negociação com uma empresa, agora essa empresa esta querendo protestar meu nome? isso é valido sendo que eu não fiz negócios com essa empresa?

    ResponderExcluir
  128. Boa noite Dra. Minha situação é o seguinte...tive um cheque meu devolvido po motivo 12"..porém paguei o mesmo 5 dias depois via depósito na conta da empresa.....porém já fazem 2 meses e empresa não me devolver o cheque...e ajem com desdenho...Como devo agir

    ResponderExcluir
  129. Boa noite Dra. Minha situação é o seguinte...tive um cheque meu devolvido po motivo 12"..porém paguei o mesmo 5 dias depois via depósito na conta da empresa.....porém já fazem 2 meses e empresa não me devolver o cheque...e ajem com desdenho...Como devo agir

    ResponderExcluir
  130. Boa noite Dra. Comprei um celular de uma pessoa que trouxe de fora, comprei o celular como novo, desbloqueado, e funcionando normalmente, porém esse telefone não possui nota fiscal. Com um mês de uso o telefone começou a apresentar problemas, e não posso levar a assistência técnica daqui, por ser um produto importado. Pesquisei bastante sobre esse problema que ocorreu no meu telefone, e na maioria dos casos não há jeito de resolver aqui no brasil, e sim só no seu local de origem, no caso o meu veio de Londres. Se a mulher que me vendeu, não aceitar o telefone e me devolver meus cheques, posso sustar os cheques? Lembrando que ela entrou em nosso país, sem que estivesse com as notas desses aparelhos!

    ResponderExcluir
  131. tive um cheque roubado e eu só soube depois que ele entrou duas vezes, quando uma pessoa que recebeu o cheque resolveu procurar o meu contato e ligou para dizer que não tinha fundos. Mas essa pessoa não me entregou o cheque, pois disse que precisava dele como segurança de que receberia o dinheiro. Fiz um BO com o acontecido, mas acho que fiquei com o nome sujo. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  132. Boa noite
    Gostaria de tirar uma dúvida, sustei 3 folhas de cheques por desacordo comercial, para falar a verdade emprestei 3 folhas de cheques para um amigo e ele de usar para o que foi combinado ele passou para frente, e este terceiro não dava satisfações sobre os cheques, ai pelo telefone imediatamente fiz a sustação de 3 folhas , só que irei dar um exemplo Sustei no dia 20 e no dia 23 fui até o banco assinar para ter validade, recebi um papel comprovando a sustação destes 3 cheques. no dia 24 constou um cheque depositado em minha conta o mesmo que eu havia sustado no dia 20 , o que se alega que no dia 19 a pessoa havia depositado em minha conta. Mas eu gostaria de entender que o papel que fui até a agência ja estava as 3 folhas sustadas. Ele caiu e estornou ou não? Me tira esta dúvida por favor! Obrigada

    ResponderExcluir
  133. Olá Passei um cheque para uma pessoa para pagamentp de uma dívida, porém quando o cheque foi descontado não havia fundos ele foi apresentado duas vezes boltou no motivo 12 porém não consigo encontrar o cheque pq o mesmo foi passado pra frente goataria de quitar a dívida com a empresa mais não sei b o que fazer será que eu poderia sustar o cheque apos o pagamento a empresa? Mesmo ele tendo voltado pelo motivo 12?

    ResponderExcluir
  134. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  135. boa noite. eu faço letras em relevo pra lojas. um cliente me ligou e me pediu um serviço fui ate a loja orçei e ele aceitou o valor pedido. para a compra do material o cliente me deu um cheque de 700,00 no qual comprei todos os materiais para a execução do serviço apos 3 dias ele me disse que desistiu e que queria o cheque de volta. eu tinha pedido o prazo de 10 dias pra entregar o serviço e o cheque era pra 30 dias. mesmo com a comprar de todos os materias ja realizada o cliente pode sustar o cheque. que ja não esta mais comigo????

    ResponderExcluir
  136. Bom dia!

    Fiz uma compra de 50 volumes a uma empresa e preenchi o cheque no valor 100 volumes,
    a empresa colocou cheque antes data combinada, quando tirei o extrato no dia 28/4/17 esta la o cheque, mais a data correta seria dia 30/4/17, fui ate o caixa eletrônico e sustei o cheque por desacordo comercial e no estratos via dizendo que eu teria 2 dias uteis para validar a sustação no banco, fui ate o banco e validei, mais mesmo assim o cheque foi compensado, a gerente falou que nao teria mais jeito, isso esta certo?

    ResponderExcluir
  137. olá, bom dia, fiz uma negociação na empresa na qual eu trabalhei(fechou as portas) referente às minhas feria, a mesma no valor de 2,000 reais devido do em 4cheques, um a empresa pagou e os outros ela mandou sustar,o que devo fazer

    ResponderExcluir
  138. Dr fiz um depósito na conta de uma empresa pra qual havia passado um cheque. Sendo que mesmo eu depositando o valor do cheque na conta deles e eles sendo avisados disso o cheque foi depositado e sujou o meu nome . E agora o que posso fazer para resolver está situação?

    ResponderExcluir
  139. Eu troquei ums cheques e voltarao agoras ele que que eu pague e certo isso eu vendi ele ganhou juros

    ResponderExcluir
  140. Bom dia!!
    Comprei um carro e a pessoa que me vendeu disse que ele estava em perfeitas condições. Dei a ele um cheque de $1.000,00 para 30 dias e é dentro desses 30 dias o carro deu defeito tive que pagar 2.800,00 de conserto e tenho que trocar mais peças do carro. Oque eu faço? Posso sustar o cheque? Lembrando que o cheque não está no meu nome. E que assinei um papel no cartório dizendo que ia pagar esse cheque. Mais agora o carro deu defeito. Me ajudem!

    ResponderExcluir
  141. Bom dia emprestei um dinheiro, e a pessoas ficou de me pagar em vezes,sendo assim me deu 12 cheques de terceiros. Agora ela perdeu o emprego e não tem como mais pagar, mas eu estou com os cheques em mãos. E já fazem 3 meses que ela não paga. O dono do cheque disse que vai susta-los ele pode fazer isso como agir? Pois tbm preciso receber

    ResponderExcluir
  142. Oi eu emprestei um cheque a meu irmao. Ele utilizou pra pagar um ajiota q lhe enprestou o dinhero pra conplar o trator mais o ajiota levo o trator enbora e quer receber o cheque eu sustei agora o oficial veio me intimar oq posso fazer?

    ResponderExcluir
  143. Oi eu emprestei um cheque a meu irmao. Ele utilizou pra pagar um ajiota q lhe enprestou o dinhero pra conplar o trator mais o ajiota levo o trator enbora e quer receber o cheque eu sustei agora o oficial veio me intimar oq posso fazer?

    ResponderExcluir
  144. Dra... fiz uma compra e paguei com 20 cheques. Destes 20, 5 foram roubados do meu fornecedor. Fiz BO e sustei os cheques. Agora meu fornecedor quer que eu emita outros 5 cheques. É este o procedimento correto?
    Grata!

    ResponderExcluir
  145. boa tarde!comprei um colchão no valor de 12xde 1.03600 recebi o produto ,e com menos de 30 dias ele deu defeito entrei em contato com vendedor o mesmo demorou mais de de mês para recolher o colchão em minha residencia ,alegando que precisaria de trinta dias para devolver, entregaram com mais de 45 dias,mesmo assim devido a varias cobranças rebi o colchão mas agora o colchão esta dando problema de novo o controle desregulando fazendo barulho estranhos e não esta nos respondendo as devidas terapias que a vendedora nos garantiu ter,entrei em contato com ela ela veio ate minha residencia viu ligou e falou que n saberia o que poderia ser que iria arrumar alguém p ver ,sendo que te tem 15 anos de garantia e o selo do INMETRO e outros.como n tive retorno fui ate ao banco e sustei os restantes dos cheques.gostaria de saber o que devo fazer para que eu n fique no prejuízo pois já paguei 5 cheques.E no caso oque eles terão que fazer pois n posso ficar com um produto que não esta funcionando como o primeiro que chegou.obrigado aguardo sua resposta para saber o que devo fazer.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.