Com o começo do ano fazemos inúmeros planos e emagrecer
ou ter um estilo de vida saudável está na lista de quase todos. Com esta
empolgação acabamos por aceitar um plano anual, semestral ou trimestral na
academia de ginástica, o plano é vantajoso e oferece muito desconto.

O cancelamento
do plano é direito do consumidor e pode ocorrer em qualquer época de
seu contrato, ou seja, pode ser no primeiro ou último mês de seu vencimento. Com o cancelamento deve ser realizada a devolução
proporcional dos valores (caso em que se paga antes) ou o cancelamento das cobranças futuras
(caso em que se paga parcelado até o final do plano, em geral com cheques
pré-datados ou cartão de crédito).
Mesmo com a oferta de incríveis descontos para o
plano anual, semestral ou trimestral, existindo o cancelamento a academia de
ginástica deve devolver proporcionalmente os valores pagos ou cancelar as
cobranças futuras (referente aos próximos meses de vencimento). Não devolver os valores ou não
interromper as cobranças é um abuso injustificável, pois o serviço não foi
prestado!

Agora na hipótese de sua academia recusar o cancelamento do
plano com a devolução proporcional dos valores ou cancelamento das cobranças
futuras ou, ainda, determinar o pagamento de multa sem que haja contrato escrito
que o justifique você deverá procurar o PROCON
de sua cidade ou um advogado para tomar as medidas necessárias por você na
Justiça!
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Mande
pra nós!!!
Fiz um contrato anual, e preciso realizar o cancelamento porque fui transferida pela empresa que eu trabalho para outro estado. Neste caso, caberia a isenção da multa?
ResponderExcluirOlá, a multa por rescisão contratual somente é devida quando prevista em contrato escrito e não poderá ser cumulada com qualquer outra penalidade (como a retenção de prestações futuras). Caso não exista contrato escrito assinado por você a multa será indevida.
ExcluirNesse caso, existe um limite percentual para a multa? Li em outro site que seria de, no máximo, 10%!
ExcluirHá algum percentual limite para cobrança de multa? Ex.: no máximo 10% do valor restante do plano?
ResponderExcluirNo meu caso eu pago o mês que eu irei frequentar. minha mensalidade vence dia 10 eu tentei eu tentei cancelar a minha matricula no dia 09 e foi recusada com a alegação que no contrato esta dizendo que tenho que solicitar o cancelamento no minimo 7 dias ates do vencimento.
ResponderExcluirPretendo parar a academia por não dispor mais desse valor, mas agora estou na seguinte situação: não posso cancelar, vou ficar devendo essa valor para academia mas tambem estou impedido de entrar para treinar uma vez. Pode isso? eles estão me obrigando a pagar uma coisa que eu quero cancelar mas não estão disponibilizando o serviço que obrigatóriamente será cobrado.
Olá! Há algum limite para a cobrança? Por exemplo: 20% das parcelas restantes ou eles podem cobrar 20% do valor total do plano, mesmo que já pago metade das parcelas?
ResponderExcluirMinha dúvida é a seguinte. No caso de resolver renovar o plano tipo em outubro num plano semestral no caso o plano iria até março do ano seguinte porém em janeiro a academia sofre reajuste e eu seria obrigada a pagar em janeiro, fevereiro e março os valores vigentes do ano seguinte ou os valores q estão vigentes este ano?
ResponderExcluirRaquel, você deve obter essa informação junto à academia que frequenta. Por outro lado, todo dono de academia gostaria de ter os contratos renovados antes de seu término, pois isso ajuda na perspectiva de planejamento. Acredito que o seu caso seria fácil de resolver até porque se houver um contrato firmado em data anterior a data de reajuste dos planos, não se pode modificar.
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirFiz um plano anual em uma academia e paguei com cartão de crédito mas no segundo mês desisti pois vou mudar de cidade, porém ao entrar em contato com a empresa eles me informaram que não é possível o estorno no cartão e que se eu quiser pode ser que demore muito tempo ou a empresa não consiga fazer. Eles me proporão pagar o cartão normalmente e me estornarem todo o mês o valor da diferença da parcela , sendo que tenho que ligar e perguntar sempre se eles têm dinheiro no caixa para me pagar e ir na academia buscar, porém sempre me mandam para outra pessoa ou o responsável não estar, ou só devolvem o dinheiro de segunda a quarta . Mas quero cancelar esse pagamento no meu cartão, gostaria de saber se realmente não é possível cancelar as parcelas no cartão? Obrigada
Boa noite. Em agosto deste ano, assinei um plano de 24 meses, pagos com 15 cheques. Em Setembro, descobri que a academia iria fechar. E não foi nem por eles, fiquei sabendo conversando com uma pessoa que nem trabalha lá. Na verdade, a Unidade que eu escolhi vai fechar e eles querem transferir o pessoal para outra unidade, que é muito longe da minha casa. Por isso não quero ir. Estou me sentindo lesada, enganada e pensando seriamente em entrar com uma ação contra a academia. É pertinente? Foi quebra de contrato?
ResponderExcluirDra Maila, fiz um contrato anual com uma academia, e não gostei dos serviços prestados, assinei contrato, e dei cheques pré datados, sei que devo pagar a multa contratual, mas posso sustar os cheques? para garantir que não serão cobrados as outras mensalidades? já que vou sair? Obrigada
ResponderExcluirDra Maila, fiz um contrato anual com uma academia, e não gostei dos serviços prestados, assinei contrato, e dei cheques pré datados, sei que devo pagar a multa contratual, mas posso sustar os cheques? para garantir que não serão cobrados as outras mensalidades? já que vou sair? Obrigada
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ justamente por isso que existe os direitos do consumidor. Pra protege-lo contra empresas que apenas desejam a exploração, disponibilizando um serviço mensal mais barato para fidelizar durante um período maior. Se a empresa é honesta consigo mesma, que cobre o mesmo preço sem esses artifícios.
Excluire no caso da academia aqui perto que diz nao possuir plano mensal, apenas semestral e anual ? as empresas estao cansadas de sugar dinheiro da gente, e ainda tem um pra defender. com certeza é dono de uma academia
ExcluirFiz plano anual, assinei sim, arquei com as despesas sim. Durante dois anos deu tudo certo. Mas agora ocorreu um problema de saúde e estou impedida de frequentar a academia. Vou atrás dos meus direitos sim, pois não estou quebrando o contrato por "não ser honesta comigo mesma" e sim por motivo de saúde. A academia não pode me cobrar por algo assim. Não é absurdo. É direito. Pago a multa, mas não aceito pagar as parcelas restantes de maneira nenhuma. Preciso do dinheiro para medicamentos agora. Absurdo é um empresário não arcar com estas situações quando decide abrir um negócio.
ExcluirFiz plano anual, assinei sim, arquei com as despesas sim. Durante dois anos deu tudo certo. Mas agora ocorreu um problema de saúde e estou impedida de frequentar a academia. Vou atrás dos meus direitos sim, pois não estou quebrando o contrato por "não ser honesta comigo mesma" e sim por motivo de saúde. A academia não pode me cobrar por algo assim. Não é absurdo. É direito. Pago a multa, mas não aceito pagar as parcelas restantes de maneira nenhuma. Preciso do dinheiro para medicamentos agora. Absurdo é um empresário não arcar com estas situações quando decide abrir um negócio.
ExcluirRhenan - Você deve ser Dono ou Funcionário de Academia e lucra com essas taxas absurdas de Cancelamento. Dá uma olhada no reclame Aqui e veja o tanto de reclamações que as Academias brasileiras possuem. Nenhuma escapa, da mais limpa, cara e cheirosa até a baratinha, feia e sujinha. Eu até gostaria de arcar com as consequências da Quebra de Contrato e não ser desonesto comigo mesma - porem não quero e não gosto de frequentar lugares imundos, implorar por aulas e atenção de professores desinteressados - se for assim, faria exercício em casa mesmo!
Excluirseria ótimo se as Academias prometessem o que anunciam, incluindo serviços inexistentes como exame médico (coisa que a Academia lixo em que matriculei, cobrou e mto caro). Pois no folheto/site esses ambientes lindos e maravilhosos - na vida real um verdadeiro chiqueiro fétido! a desonestidade começa muitas vzs nesses lugares.
Rhenan, absurdo é o que vc disse. Todos tem direito de cancelar, seja por saude , por trabalho ou pq não gostou dos serviço, pois na hora de fechar tudo é lindo e maravilhoso e tudo funciona, mas com o tempo vc ve que não aquilo, academia de mulheres por exemplo, um tremenda mentira, fazem tudo menos exercicios, ficam em conjunto com as professoras conversando o tempo todo, e quem quer fazer ginastica se da mal, no meu caso foi trabalho, me mudaram de horário e não conseguiria ir na academia naquele ano ate voltar meu horário normal. Vão ter que devolver meu dinheiro que paguei anual total, sim é meu direito desistir, seja por que eu quero seja porque eu precisei.
ExcluirEu Fiz uma compra pra pagar em 12 meses de um plano num site de estudos. Agora eles dizem que não podem cancelar pq eu devo ao cartão. O que devo fazer? Obrigado!
ResponderExcluirEu Fiz uma compra pra pagar em 12 meses de um plano num site de estudos. Agora eles dizem que não podem cancelar pq eu devo ao cartão. O que devo fazer? Obrigado!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirA minha dúvida, é se a academia pode continuar a cobrar mensalidades sem o aluno estar frequentando. O que aconteceu comigo, é que parei de ir no começo de maio, e da noite para o dia parei de ir devido a um problema de saúde e não compareci para trancar. Na verdade, já passei por isso outras vezes e a academia não me cobrou e nem entrou em contato e ficou por isso mesmo.
Ontem a academia me mandou mensagem dizendo que pelo motivo da minha matrícula estar em aberto, que eu deveria pagar o mês de maio e junho, independente de eu não ter aparecido esses 2 meses, e que eu deveria trancar a matrícula com 20 dias de antecedência, sendo que eu não sabia que iria sair, foi da noite para o dia.
Mas independente de eu não ter trancado, é juros abusivos eu pagar pelos 2 meses que eu não compareci, só porque eu não tranquei a matrícula?
Fui no procon e infelizmente não souberam me explicar, sai de lá com mais dúvidas... Alguém por gentileza poderia tirar minha dúvida??
Ah, lembrando que não fiz plano, apenas assinei um contrato e infelizmente não li e não sei se é semestral ou anual esse contrato.
Desde já, agradeço!!!
Cada situação é diferente. Temos que pensar nos atos que praticamos e trocarmos de lugar com a pessoa que está no outro polo da relação. Leia bem o contrato antes de assinar pois você pode estar assumindo compromissos que não poderá saldar. O proprietário de uma academia é uma pessoa que já esteve do outro lado, como cliente e deverá compreender as características dessa relação. Não é justo pagar por aquilo que não se deseja, e a leitura do contrato poderá evitar que você enverede por esse caminho. Também não é justo você fazer um plano de 12 meses, ganhar até 40% de desconto e desistir nos primeiros meses sem assumir a multa e nem devolver o desconto que obteve. Pense nisso.
ExcluirChego a conclusão de que 99% das Academias no Brasil só estão abertas e funcionando graças a esses Cancelamentos abusivos e estornos inexistentes. No Reclame Aqui, o que mais tem é reclamação relativo a cancelamento/estorno desses lugares! clientes que ficam no prejuízo, pagando 3, 6 meses e até 1 ano de Academia sem usufruir. É muita sacanagem com o Consumidor. Na Academia é assim, você vai fazer o contrato e nenhuma pessoa te explica sobre a Quebra de Contato. Querem apenas vender e acabou.
ResponderExcluirTambém fui lesada por uma Academia - minha mãe já havia me alertado sobre isso - Ingenuamente, acabei me matriculando numa academia sem conhecer devidamente o ambiente, os professores, os equipamentos e até minha condição de saúde.
Na hora de vender eles são ótimos, alias nem tanto assim, pois deveria ter parado de tentar passar o cartão assim que vi o descaso da atendente. Bem, sorte minha que fiz apenas o Plano Trimestral 3x200 (detalhe que esse valor é com desconto, pois na quebra de contato, eles passam a cobrar o valor real, antes do desconto) - pior seria se tivesse feito o plano anual, pois estaria ate hoje pagando 150 reais para uma Academia. E ainda tive de "comprar" a touca da Academia para natação e sendo que ainda me cobraram um exame médico que não cheguei a fazer. Ou seja, passa despercebido, porem na conta do Cliente.
No dia seguinte , feito o equivoco, resolvi frequentar o local e detestei: achei os banheiros sujos, professores desinteressados, pedi uma informação a respeito de aulas e mesmo chegando cedo, fiquei sabendo que precisava de senha para poder participar...não fiz nada, peguei minha mochila que estava no chão (nem chave e identificação me deram) e fui embora.
cancelei meu plano em menos de 7 dias e não tive nenhum desconto na multa. Acabei pagando 600 reais em algo que sequer utilizei. Não recomendo esses lugares a ninguém. Se puderem façam apenas plano de 1 mensalidade ou diário. Assim evitam dor de cabeça, prejuízo e raiva!
Kete, tenho uma academia e aqui não cobramos juros por atraso, não cobramos multa por rescisão contratual eté mesmo excluímos mensalidades quando o aluno não pode frequentar naquele mês. mesmo que o aluno peça o trancamento... como resultado disso tenho uma inadimplência de 40% das mensalidades não consigo fazer nenhuma previsão de receita pois não sei se o aluno vai pagar, vir ou desistir.. estamos mudando a partir deste mês, tentamos ser "camaradas" a acreditamos nos alunos...e pagamos caro por isso. estou lançando multa de 10% sobre o valor residual do contrato (restante) para desistência, juros de 5% e perda da promoção para alunos que atrasaram, e cobrança da mensalidade se o aluno não comunicar e solicitar o trancamento
ExcluirOlá, fiz um contrato anual e paguei em 6x no cartão. Em caso de cancelamento, eu tenho que pagar o valor integral da mensalidade, conforme no contrato, no valor de R$ 299,00. Até este ponto, ok, já sabia quando contratei. Acontece que, não utilizei sequer um mês do plano e cancelei e eles não querem estornar o saldo do cartão de crédito porque, segundo o gerente, é muito burocrático e pediu minha conta corrente para depositar mensalmente o valor. Eu discordo. Está escrito no contrato que seria feito assim. Isso é legal? Eles podem NÃO ESTORNAR o valor do cartão de crédito? Ou seja, cancelei o serviço e ainda tenho que ter vínculo com eles até o final do parcelamento e continuar com o meu limite de crédito do cartão comprometido?
ResponderExcluirTrabalhava em uma academia em uma lanchonete dentro dela. Fechei um pacote d 1 ano mas só q depois d 5 mêses cancelei, mas mesmo assim continuam mim cobrando. Quais såo os meus direitos?
ResponderExcluirTrabalhava em uma academia em uma lanchonete dentro dela. Fechei um pacote d 1 ano mas só q depois d 5 mêses cancelei, mas mesmo assim continuam mim cobrando. Quais såo os meus direitos?
ResponderExcluirBoa noite, fiz um plano na academia, e na hora de cancelar, me foi dito que foram repassados meus cheques, e o valor restante iria ser pago em parcelas ( o valor da mensalidade ) dos meses que restavam, esta certo isso ? Posso pedir que o valor seja devolvido integralmente, ou que seja passado cheques para mim?
ResponderExcluirBoa noite eu contratei o serviço da academia por 6 meses e dei 6 cheques fui duas semanas e não fui mais isso já faz uns 4 anos. Eu teria direito de usar o serviço por esses meses pagos.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirFiz uma matricula em uma academia na qual foi entregue 18 cheques para financiar o valor.
Mais dentro de um mês eu tive que cancelar a matricula.
Tive que viajar por causa do Trabalho.
Mas a academia solicitou que eu pagasse o cancelamento pessoalmente e durante os meses foi depositando osso cheques sem eu estar utilizando o mesmo.
Oque eu posso fazer pois não existe acordo a respeito do pagamento
Pedi o cancelamento do meu plano dia 18/01/17 e a academia disse que entraria em contato
ResponderExcluirhoje é dia 15/02/17.. e nada deles me ligarem ou devolverem meus cheques e ainda terei que pagar uma multa de 200, 00
. Já fui lá inúmeras vezes e nada! . O que devo fazer?
Se o prazo de 30 dias úteis que eles Me deram pra cancelar acabar, tenho obrigação de pagar a multa??
Olá Dra, fiz um plano mensal, e parei de pagar e considerei o plano cancelado, uma vez que era mensal. Agora a academia está me cobrando, pois alegam que eu deveria cancelar pessoalmente e com 10 dias de antecedencia. E que também, mesmo sendo um plano mensal e eu pagando o valor cheio da academia, eu teria uma fidelidade de 4 meses. Está correto isso ?
ResponderExcluirola! meu plano na academia e mensal...mas vem na fatura do cartao de credito. no final do mes passado solicitei o cancelamento do plano e dias depois perdi meu cartao de credito. fiz o cancelamento do cartao.por perda e solicitei outro cartao. Ai no inicio do mes a academia entrou em contato falando que nao conseguiram fazer a cobranca....eu ja nao estava frequentando e ja tinha solicitado cancelamento do plano. agora recebi um novo cartao e a academia quer o numero para continuar efetuando as cobrancas. eu nao estou frequentando a academia desde o pedido de cancelamento. eles alegam que o cancelamenton so é feito 40 dias depois do pedido e portanto devo pagar mais dois meses independente da minha frequencia. devo pagar isso?
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirFiz um plano de 12x já paguei 2 vezes para realizar aulas de luta com o professor do meu gosto.
O dono da academia vendeu o espaço da luta para outra pessoa que não vai ficar com o professor que comecei a treina desses do começo.
Não quero ter aula com outro professor.
Eles não vão cancelar meu plano é nem vão devolver o dinheiro futuro.
Como posso fazer pra pedir o cancelamento?
Estou na mesma situação, o professor que dava aula de ritmos saiu da academia, e eles excluirão essa modalidade, eu entrei na academia somente por causa dessas aulas o que fazer?
ResponderExcluir